Cultivar 34 aborda futuro da Política Agrícola Comum

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou recentemente a edição 34 da publicação “Cultivar – Cadernos de Análise e Prospectiva”, subordinada ao tema “O futuro da Política Agrícola Comum”. Esta edição conta com «contributos de técnicos, académicos e representantes do sector» e, segundo o GPP, «reflecte uma análise abrangente das prioridades para a Política Agrícola Europeia [PAC] pós 2027, das implicações orçamentais e de governação face às propostas da Comissão Europeia e das consequências dessas mudanças para a coerência das políticas europeias e a nível nacional».

Assim, diz a entidade, os artigos «integram questões essenciais a considerar no processo de reflexão para a negociação, nomeadamente a redistribuição de fundos, a capacidade de resposta a crises, a manutenção da ambição ambiental, a atractividade do sector para novas gerações e a necessidade de instrumentos que conciliem competitividade, sustentabilidade e equidade territorial». Junto com esta edição é disponibilizada uma Separata com «a sistematização da evolução dos indicadores económicos e estruturais referentes ao complexo agroflorestal na economia nacional, e a análise das tendências estruturais e dinâmicas da agricultura e floresta em Portugal».

No dia 30 de Janeiro, irá decorrer uma sessão de debate dedicada ao tema desta edição da Cultivar. O GPP indica que a gravação do evento será disponibilizada posteriormente.

Pode consultar aqui a edição 34 da Cultivar e pode consultar aqui a Separata “Agricultura e floresta: indicadores económicos e estruturais”, que acompanha esta edição. Pode consultar as edições anteriores da publicação Cultivar aqui.

O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: