Tendo sido observadas na última semana posturas quer do percevejo do abacateiro – Pseudacysta perseae, quer do aranhiço cristalino do abacateiro – Oligonychus perseae e atendendo à época do ano e à dinâmica populacional, recomenda-se que se dê início aos tratamentos para o controle das referidas pragas. De outro modo, será expetável que se assista ao ataque a partir dos finais do corrente mês, com o pico destas pragas a ocorrer nos meses de outubro e novembro, provavelmente até ao mês de dezembro.
Recomenda-se que o tratamento seja feito com o produto homologado para o efeito, nomeadamente o Vertimec 018 EC (inseticida/acaricida), com a aplicação da calda a ser dirigida única e exclusivamente para a parte inferior das folhas.
O tratamento referido anteriormente deve ser alternado com o enxofre molhável Azufega 80 LA ou Azufega Disper WG (inseticida/acaricida e fungicida), com a aplicação da calda a ser dirigida à parte superior e inferior das folhas.
Na aplicação dos tratamentos dever-se-á ter atenção à proteção individual do aplicador, bem como ao cumprimento dos intervalos de segurança.
Aurélia Sena
Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural
O artigo foi publicado originalmente em DICAs.