O CiB – Centro de Informação de Biotecnologia e a Embaixada dos Estados Unidos vão realizar entre os dias 11 e 15 de julho, no Auditório do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (Polo I), um Curso de Verão dedicado à Biotecnologia de Plantas. As manhãs serão preenchidas com sessões teóricas, com apresentações de investigadores especialistas em biotecnologia vegetal, e as tardes terão uma vertente prática.
O objetivo do Curso de Verão é divulgar as diferentes áreas da biotecnologia de plantas e o impacto que as ferramentas biotecnológicas podem ter na mitigação dos efeitos das alterações climáticas, bem como na produção de alimentos com vista a assegurar a segurança alimentar. A componente teórica do curso destina-se a todos os interessados em aprofundar os conhecimentos na área da biotecnologia e melhoramento de plantas. A componente prática, limitada a 20 pessoas, pretende mostrar como se realizam diferentes métodos laboratoriais utilizados em biotecnologia de plantas, que vão desde a clonagem in vitro à transformação e edição genética.
Para além de vários investigadores portugueses, o curso contará com a participação de três cientistas estrangeiros. A investigadora argentina Sandra Sharry fará uma apresentação sobre os OGM – Organismos Geneticamente Modificados e as NGT – Novas Técnicas Genómicas na Argentina. Os investigadores norte-americanos Daniel A Kovich, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) e William K. Hallman (da Universidade de Rutgers) irão falar do quadro regulador da edição genética nos EUA e de ciência e comunicação, respetivamente.
O curso é presencial, mas a tarde de sexta-feira será excecionalmente transmitida em direto por Zoom.
O Curso de Verão sobre Biotecnologia de Plantas conta com o apoio do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra.
A participação é gratuita, mas exige inscrição prévia.
Data: 11 a 15 de julho de 2022