Porbatata: Como começou a sua relação com as batatas?
Cooperativa Barroso: A Coopbarroso teve na origem da sua fundação a retoma da produção da batata de semente de Montalegre, outrora considerado o “Minério de Barroso”, realizando coletivamente as operações de controlo, armazenamento, escolha, calibragem, ensaque e comercialização dessa Batata. É natural, que este seja “O” setor que representa a nossa instituição, dado que somos os únicos produtores nacionais de batata de semente certificada.
Porbatata: Como surgiu a Cooperativa Barroso?
Cooperativa Barroso: A Coopbarroso – Cooperativa Agrícola do Barroso surgiu a 3 de junho de 2014 de forma a retomar o excelente trabalho dos fundadores da “Cooperativa Agrícola dos Produtores de Batata para Semente de Montalegre” em 1938, instituição entretanto extinta. Com uma administração composta por elementos das três associações de agricultores existentes no concelho, a Coopbarroso surgiu com o objetivo de apoiar a agricultura e as zonas rurais, contribuindo para o fomento técnico e económico das explorações cuja área geográfica de intervenção se situa no concelho de Montalegre e concelhos limítrofes. Para defender os interesses dos seus cooperadores foram criadas inicialmente três secções: Secção Pecuária e Agroflorestal, Secção de Aprovisionamento e Secção de Serviços Agro Rurais. Ao longo dos anos, a Coopbarroso foi-se expandindo, apenas possível com a qualidade dos serviços prestados, e funciona atualmente com dez secções distintas, dotadas de regulamento interno e organização contabilística próprios, de forma a evidenciar as atividades e os resultados de cada uma delas: Secção Pecuária e Agroflorestal, Secção de Aprovisionamento, Secção de Serviços Agro Rurais, Secção do Agrupamento de baldios do barroso e mais recentemente a Secção do Agrupamento dos produtores de carne bovino cruzado dos lameiros do Barroso, Secção do Agrupamento dos produtores de batata semente/ consumo, Secção Apícola – Agrupamento de mel biológico, Secção do Agrupamento dos produtores do cordeiro de barroso, Secção do Agrupamento dos produtores do cabrito de barroso e Secção do Agrupamento de baldios do alto barroso.
Porbatata: Que tipo de produtos são comercializados pela Cooperativa Barroso?
Cooperativa Barroso: A Coopbarroso comercializa os produtos de acordo com as necessidades dos produtores locais, é o caso de, em época de COVID-19, e com o encerramento de estabelecimentos comerciais, a Coopbarroso e o Município de Montalegre iniciarem uma parceria com o Grupo Jerónimo Martins de modo a escoar os vitelos dos agricultores do concelho. Foram realizados sete carregamentos, num total de 383 animais, que foram comercializados nos vários estabelecimentos comerciais do grupo. No que diz respeito à batata de semente, a cooperativa é a única entidade a nível nacional produtora de semente certificada. Da campanha de 2022 fazem parte sete produtores que são acompanhados pelos técnicos da Coopbarroso com avaliações periódicas realizadas pelos técnicos da DGAV a fim de garantir que a mesma está isenta de patologias desde a plantação ao ensaque. Em 2021, a Coopbarroso realizou um ensaio para comercialização de batatas de consumo tendo estado disponíveis em espaços comerciais de Braga (Loja das Couves), Boticas (Barjagrícola) e Salto (Agrisalto) sob a marca registada Batata de Montalegre em sacos de 2 kg, 5 kg e 25 kg. Ensaio esse, pautado pelo sucesso. Paralelamente, está patente desde 2021 um protocolo entre a Coopbarroso, a Agromontenegro e o Grupo SONAE para venda de Batata da Montanha, nas variedades Kennebec e Desirée, nos estabelecimentos comerciais Continente e Modelo. Em 2022 foi criada uma nova parceria, desta vez com a instituição Primohorta, para plantação de batatas nas variedades Red Lady e Rodriga.
A Coopbarroso recuperou ainda as IGP’s de Vitelos dos Lameiros de Barroso, de Cabrito do Barroso e de Borrego de Barroso, anteriormente acometidas à Cooperativa Agrícola dos Produtores de Batata para Semente de Montalegre, sendo atualmente a entidade gestora destas IGP’s. Por fim, e não menos importante, a cooperativa iniciará a produção de uma variedade local de centeio em modo biológico. Este reconhecimento teve início em março de 2019 com a certificação de terrenos, num total de 11 ha na Quinta da Veiga, para agricultura em modo de produção biológico (MPB). A inspeção/ auditorias são da responsabilidade da entidade certificadora SATIVA.
Porbatata: Quais são os Vossos principais mercados/clientes?
Cooperativa Barroso: A comercialização dos produtos com selo Coopbarroso é feita através de grandes superfícies (SONAE, Jerónimo Martins e Agriloja) e também em superfícies mais pequenas (Loja da Couves – Braga; Barjagrícola – Boticas; Agrisalto – Salto; Savana – Maia; Ecomuseu de Barroso – Montalegre). Participamos igualmente em feiras (Xinzo de Limia e Montalegre) seja para divulgação da instituição como para comercialização de batata. O próximo canal de comercialização utilizado será o digital através da nossa loja online na plataforma www.coopbarroso.pt.
Porbatata: Quais as perspetivas de futuro para a Cooperativa Barroso?
Cooperativa Barroso: A missão da Coopbarroso é a de apoiar os produtores locais, os seus associados encarando-os como verdadeiros parceiros para o fomento do sector agrícola da região. Pretendemos, no futuro, garantir as condições necessárias para que todos os produtores se sintam integrados, contribuindo para a valorização da agricultura e fixação de população na nossa região.
Porbatata: E quais as perspetivas de futuro para o sector da batata?
Cooperativa Barroso: Em momento algum, poderemos competir com outros mercados nacionais e internacionais em termos de quantidade e valores praticados, pois as características naturais do nosso concelho não o permitem. No entanto, para a Coopbarroso, o sector da batata deve distinguir-se pela singularidade e qualidade do nosso produto. Seguindo esse propósito, e trabalhando em harmonização com os nossos produtores, acreditamos que a Batata de Montalegre possa vir a ser um produto de referência.
Porbatata: O que espera de uma Associação como a Porbatata?
Cooperativa Barroso: Todas as sinergias devem ser incentivadas pois só assim conseguimos que a produção nacional prospere. Da Porbatata, esperamos sobretudo um parceiro para o aconselhamento e promoção da batata nacional, algo indispensável devido à multiplicidade de características naturais e, consequentemente de produtos endógenos.
Fonte: PorBatata