Livro sobre a Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico, com prefácio de Catarina Manito, passa a figurar no catálogo dosmelhores livros nacionais, reconhecendo a inequívoca relevância cultural da obra, o rigor da investigação e a sensibilidade comque retrata as Paisagens e Gentes do Pico.
O Livro “Da Vinha ao Vinho”, de Isabel Nolasco e Cláudia Ávila Gomes, foi seleccionado pela Comissão Interministerial que elabora o Plano Nacional de Leitura (PNL), para integrar o novo catálogo do PNL 2025.
Resultado de uma exaustiva pesquisa, a obra editada pela “Letras Lavadas” com o apoio do Município da Madalena, reúne nas suas 350 páginas um vasto espólio fotográfico, assim como informações diversas sobre a História, a paisagem, a arquitetura, património, os produtores de vinho e o enoturismo da Ilha Montanha, entre outros dados de grande relevo.
Felicitando as autoras por esta conquista, Catarina Manito, Presidente da Câmara Municipal da Madalena, considera que “estereconhecimento nacional é prova do valor cultural e educativo da livro, que retrata com sensibilidade e rigor a nossa Paisagem da Cultura da Vinha, única no mundo”.
Para a Autarca “esta é também uma homenagem aos Picarotos, à epopeia deste Povo que à força de braços ousou dominar a natureza,fazendo da pedra vinho, sustento, paixão”.
“Hoje celebramos esta conquista, a nossa História e a nossa identidade! Este Povo, nascido em berço de lava e de sonho, cujaresiliência e a vontade férrea nos devem servir de exemplo e de inspiração para o futuro! Fazemo-lo hoje. Fá-lo-emos sempre. Pela nossa Terra, pelas nossas Gentes.”
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.