A Região Demarcada do Douro recebe hoje segunda-feira (dia 19 de setembro) a visita de uma delegação do Parlamento Europeu, que estará em périplo durante três dias para, entre outros temas em agenda, se inteirar sobre a agricultura e economia da região, em consequência das condições climatéricas que estão a afectar também a produção vinícola.
A delegação da comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu é chefiada pelo eurodeputado Norbert Lins (PPE, Alemanha) e é composta por mais oito eurodeputados: Herbert Dorfmann (PPE, Itália), Asim Ademov (PPE, Bulgária), Marc Tarabella (S&D, Bélgica), Asger Christensen (Renew, Dinamarca), Ivan David (ID, Chéquia), Mazaly Aguilar (ECR, Espanha), Álvaro Amaro (PPE, Portugal) e Isabel Carvalhais (S&D, Portugal).
A incursão ocorre numa altura em que são reconhecidos os enormes desafios que se colocam à fileira vitivinícola. E num momento marcado pelo clima de seca que atingiu o nosso País – e as terras durienses – nos últimos meses, circunstância que veio elevar a fasquia das adversidades no sector, estimando-se uma quebra na vindima comparativamente ao ano anterior.
A visita da delegação do Parlamento Europeu iniciar-se-á no miradouro de São Leonardo de Galafura, em Peso da Régua, às 15h40m de segunda-feira, seguida de uma visita à Quinta do Vallado e ao cais do Pinhão, e será recebida por Gilberto Igrejas, presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, que reunirá com a comitiva e acompanhará a missão.
Na terça-feira (dia 20), o plano de trabalhos tem prevista uma conferência de imprensa, que decorrerá às 19h00, no Hotel Holiday Inn Gaia (Rua Diogo Macedo, 220, em Vila Nova de.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.