Depressão Armand deve ser o episódio de chuva mais significativo dos últimos anos

Há uma grande massa de ar quente e húmido que está a atravessar o território português, um fenómeno conhecido como “rio atmosférico”. É normal para o Outono, nós é que temos vivido Outubros com sabor a Verão.

A depressão Armand, que está a afectar Portugal continental (e chega à Madeira) pelo menos até domingo deve ser o período de chuva outonal com mais impacto dos últimos anos. “A chuva é uma situação típica de Outono. Mas se calhar não assistíamos a um episódio de chuva tão significativo já há alguns anos”, disse ao PÚBLICO Patrícia Gomes, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Vamos ter muita precipitação e vento forte, sobretudo nesta quarta e quinta-feira, mas este é um fenómeno que não tem nada de anormal, sublinha a meteorologista. “Temos tido temperaturas relativamente elevadas nos primeiros dias de Outubro nos últimos anos. Mas este ano estamos a ter um Outono real”, sublinha Patrícia Gomes.

Atribuir nome às depressões é um projecto conjunto dos serviços meteorológicos da Europa, que tem por objectivo alertar o público para situações meteorológicas de risco e promover a comunicação internacional, em funcionamento desde 2017. É por isso que esta depressão recebeu o nome Armand. O que a distingue é estar associada a uma grande massa de ar quente e húmido, que dá origem à chuva – um fenómeno que também pode ser designado como “rio atmosférico”.

“A água do mar tem estado relativamente quente e há sempre interacção entre o oceano e a atmosfera. Formou-se uma massa de ar quente e húmido que vem do Atlântico, com uma trajectória mais de Sul, que ganhou bastante conteúdo em água”, explica Patrícia Gomes.

“Também se pode chamar rio atmosférico a esta massa de ar quente e húmido, porque na atmosfera parece um rio: no meio de uma massa de ar mais frio, aparece esta massa com um grande conteúdo em humidade, que é extensa, e tem um deslocamento lento. […]

Continue a ler este artigo em Público.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: