Depressão Kristin. Quatro campanhas para ajudar as comunidades atingidas

pós a passagem da depressão Kristin no Centro de Portugal, multiplicaram-se no GoFundMe campanhas de arrecadação de fundos para apoiar comunidades e estruturas afetadas.

Os portugueses mostraram mais uma vez a solidariedade que os une e estão a responder em força aos pedidos de ajuda.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, esta segunda-feira, 2 de fevereiro, a plataforma destacou quatro campanhas que refletem diferentes necessidades no território afetado pelo mau tempo.

Uma delas refere-se ao quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leiria, que ficou estruturalmente compremetido durante a madrugada do dia 28 de janeiro.

Como explica a coorporação na página da campanha, “este não é apenas um problema dos bombeiros. É um problema de segurança para toda a população”.

O objetivo é reconstruir o quartel, repor a capacidade operacional e substituir equipamentos essenciais perdidos ou danificados.

A campanha já ultrapassou os 45 mil euros arrecadados, com mais de 1.600 doações, demonstrando um forte apoio da comunidade. No entanto, são necessários 60 mil para que o quartel possa funcionar em pleno.

Também em Leiria, a campanha “Reconstruir Leiria – Apoio à Recuperação Tempestade Kristin”, promovida pelo Grupo P&A, pretende apoiar famílias, infraestruturas essenciais e pequenos negócios locais.

A iniciativa procura responder tanto às necessidades imediatas como à reconstrução a médio prazo, com foco em abrigo temporário, reparação de casas e apoio à economia local. Até ao momento, foram arrecadados mais de 22 mil euros (dos 26 mil pedidos), com centenas de doadores envolvidos.

No centro de Portugal, uma campanha individual está a mobilizar apoios para uma família cuja casa foi severamente danificada pela tempestade. Lea, que vive com o marido e dois filhos numa iurta, relata que “os ventos foram tão fortes que a nossa iurta, com tudo lá dentro, foi empurrada contra a parede de pedra”.

A arrecadação de fundos visa garantir condições básicas de habitação, reparar o sistema solar e permitir que a família se concentre na reconstrução da sua vida. A campanha aproxima-se do objetivo, com cerca de 19 mil euros – dos 20 mil pedidos – já arrecadados.

Por fim, na Marinha Grande, o Sporting Clube Marinhense lançou uma campanha para reconstruir as suas instalações desportivas, gravemente danificadas pela Depressão Kristin.

O clube, descrito como um pilar da comunidade local, ficou sem um espaço seguro para treinos e atividades formativas. A campanha sublinha que o clube é “mais do que um local de prática desportiva”, desempenhando um papel social, educativo e comunitário fundamental. Já foram arrecadados mais de 7 mil euros (dos 9 mil necessários), com o apoio de centenas de doadores.

Subinha a plataforma que “estas campanhas refletem uma tendência mais ampla de solidariedade digital, em que comunidades inteiras recorrem ao GoFundMe para responder a situações de emergência, reconstruir infraestruturas essenciais e apoiar quem foi mais duramente afetado por eventos climáticos extremos”.

AO MINUTO: Mais de 160 mil sem luz; Barragens estão no limite máximo

Acompanhe AO MINUTO todas as incidências relacionadas com o mau tempo que assola Portugal continental.

Notícias ao Minuto | 07:28 – 02/02/2026

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: