fenafloresta

Desafios da floresta debatidos na Feira Nacional de Agricultura

A FNA 22 – Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo, evento que decorreu entre os dias 4 e 12 de junho, no Centro Nacional de Exposições, em Santarém, foi o local indicado para o debate das principais questões agrícolas e para o desenvolvimento de contactos e negócios.

Neste contexto, a FENAFLORESTA – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Florestais, debateu, no pavilhão da CONFAGRI (Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas) as interfaces territoriais em Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGP), com painéis distintos, nos quais participarem entidades públicas, com responsabilidade na gestão florestal, em especial Na implementação das AIGP, e as maiores entidades privadas que exploram o recurso florestal.

A sessão de abertura ficou a cargo do presidente da FENAFLORESTA e da APATA – Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais, Armando Pacheco, e do presidente da Confagri, com a presença de edilidades públicas ligadas ao setor, como João Gama Amaral, presidente do Colégio Nacional de Engenharia Florestal e Fernanda Carmo (Direção-Geral do Território).

Na mesa redonda, dedicada às dinâmicas de investimento em AIGP, estiveram presentes o antigo Secretário de Estado das Florestas, Miguel Freitas (na abertura), Rui Pompo (Diretor Regional do ICNF), Rui Gonçalves (Florestgal SA) e João Lobo – Presidente da Comunidade Intermunicipal Beira Baixa.

Houve ainda lugar a assinatura do protocolo com a Fundação do Pulmão representada pelo seu presidente (José Alves) e APATA

A segunda mesa redonda, moderada por Filipe Ribeiro, jornalista do Notícias de Aguiar, foi dedicada aos desafios propostos pelas AIGP, sendo que a introdução ao tema ficou a cargo de Rodrigo Sarmento de Beires. Este painel contou com as maiores empresas ligadas à exploração da floresta: Paulo Américo (Corticeira Amorim), Nuno Calado (Sonae), José Luís carvalho (Navigator) e Miguel Silveira (ALTRI).

A sessão de encerramento ficou a cargo de Duarte Marques, enquanto vice-presidente da Fenafloresta em representação da FATA – Federação de Agricultores de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: