Descidas no preço do azeite preocupam produtores: “Não podemos voltar aos valores de 2021”

image

Após dois anos de aumento constante, que resultaram numa quebra significativa nas vendas, o preço do azeite começou a descer no final de 2024. Apesar de ser um alívio para as famílias, a redução pode ter consequências graves para os produtores, que temem uma descida “catastrófica” dos preços.

O azeite, muitas vezes chamado de “ouro líquido” ou “ouro verde”, tornou-se um artigo de luxo devido à escalada dos preços nos últimos anos. Em 2022, era possível comprar um litro de azeite virgem extra por cerca de 4 euros. No entanto, em 2024, o preço quase atingiu os 10 euros, segundo o Observatório de Preços Agroalimentar. No final do ano, graças a uma boa campanha nos olivais, os preços começaram a descer, mas os produtores receiam o impacto dessa tendência.

“Os olivicultores estão preocupados com a estabilização dos preços”, afirma Francisco Pavão, presidente da Associação dos Produtores em Produção Integrada de Trás-os-Montes e Alto Douro (APPITAD) e vice-presidente da CAP. “As previsões mais pessimistas apontam para uma queda de 50% nos preços, o que seria insustentável para os produtores. Não podemos voltar aos valores de 2021, que estavam abaixo do limiar de rentabilidade.”

Segundo o Observador, no Alentejo, onde se produz cerca de 85% do azeite português, a descida de preços está a gerar apreensão. Hélder Transmontano, diretor-geral da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos (CAMB), alerta: “Se o preço continuar a cair, será muito preocupante. Pode levar ao abandono dos olivais, especialmente os tradicionais de sequeiro.”

Apesar da ligeira descida no preço ao consumidor, o azeite ainda custa entre 7 e 9 euros por litro, valores que muitos consideram altos. “Dificilmente voltaremos aos preços que tínhamos antes da pandemia”, acrescenta Hélder Transmontano.

A descida de preços em Portugal está relacionada com a campanha nacional de azeite, que está prestes a terminar. Em Espanha, maior produtor mundial, a campanha encerra mais tarde e terá um papel determinante na definição dos preços para 2025.

O aumento drástico dos preços do azeite começou em 2023, após uma produção muito baixa entre o final de 2022 e o início de 2023. Segundo o Observatório de Preços Agroalimentar, o preço médio do litro de azeite virgem extra passou de 4,33 euros no início de 2022 para 9,78 euros em março de 2024, atingindo o dobro em pouco mais de dois anos.

Embora os preços tenham começado a baixar no verão de 2024, em dezembro ainda se mantinham elevados, com o litro a custar 8,69 euros. Para muitas famílias, o azeite deixou de ser uma compra regular e passou a ser considerado um luxo, enquanto os produtores enfrentam o desafio de equilibrar custos e receitas num mercado incerto.

Leia também: Esta cidade a menos de 2h de Portugal é comparada a Albufeira e tem camelos na praia

Continue a ler este artigo no Postal do Algarve.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: