Desenvolvimento Local do Tejo em debate no final do m?s de Mar?o

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  12-03-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Desenvolvimento Local do Tejo em debate no final do mês de Março

A parceria Tajo/Tejo Vivo – Rede para a Revalorização dos Territórios Vinculados ao Tejo está a preparar um encontro de reflexão Tajo/Tejo Vivo para os dias 28 e 29 de Março, no concelho de Idanha-a-Nova. A discussão irá centrar-se sobre os temas Identidade Territorial, Desenvolvimento Local e Inovação.

Promover a discussão sobre a diversificação económica dos territórios junto ao Tejo (portugueses e espanhóis), abordando diferentes áreas como a sociocultural; o turismo, património e meio ambiente; o empreendedorismo e inovação. Mas também partilhar conhecimentos, experiências e criar uma rede de contactos ibéricos são alguns dos objectivos deste encontro.

A iniciativa, do projecto de cooperação transnacional desenvolvido no âmbito da abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural (ProDeR), encontra-se estruturada em duas partes: uma primeira, em que especialistas das várias temáticas irão expor as suas visões e partilhar os seus conhecimentos; e uma segunda, de teor mais prático, realizando visitas a casos de sucesso.

O encontro destina-se, não só aos 17 parceiros do Tajo/Tejo Vivo (11 espanhóis e 6 portugueses), como também as outras associações de desenvolvimento local, municípios, actores locais, estabelecimentos de ensino superior e público em geral.

Esta actividade realiza-se quase no final do festival gastronómico ibérico que junta 57 restaurantes, produtores de vinho, azeite e enchidos portugueses e espanhóis, e quando faltam três meses para o passeio transnacional em BTT que irá unir a nascente Albarracín (Espanha), à foz do rio Tejo, Lisboa.

O projecto Tajo/Tejo Vivo, que surgiu em Aranjuez em 2005, tem como objectivo desenvolver uma estratégia comum que contribua para o aumento da competitividade e desenvolvimento social, económico e ambiental destes territórios, e os afirme como um destino turístico consolidado.

A TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior é a chefe de fila portuguesa, onde integram as ADL’s ADIRN – Ribatejo Norte, ADRACES – Raia Centro-Sul, APRODER – Ribatejo, LEADER SÔR e Pinhal Maior. Do lado espanhol os parceiros são a ARACOVE – Aranjuez Comarca de Las Vegas.a ADAC -Alcarria y la Campiña, ADC – Tierras de Talavera, Sierra San Vicente y la Jara, ADECOR – Oropesa, ADESVAL – Valle Alagón, ADISGATA – Sierra de Gata, Castillos del Medio Tajo, FADETA – Tajuña, Montes de Toledo, Valle del Jerte, TAGUS – Tajo, Salor, Almonte.

Fonte:  Tagus-ri


Apontadores relacionados:

Sítios

  • TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Share |

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: