Em consequência de uma mediatização e politização dos factos ocorridos no incêndio de Stº Tirso, Governo resolve desmembrar uma Instituição centenária como a DGAV, que tanto tem feito pelo Bem Estar e Sanidade Animal e pela Saúde Pública em Portugal.
Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre escreve ao Presidente da República, Primeiro Ministro e Ministra da Agricultura revelando a sua preocupação pelo atentado a que está a ser alvo a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária e consequentemente o Ministério da Agricultura.
A Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre vê com bastante preocupação as diligências recentemente levadas a cabo pelo governo, tendo por alvo a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária.
A medida de desmembramento de uma Direcção Geral que ao longo de anos e anos tem administrado com sucesso a área da alimentação, bem-estar e sanidade animal e consequente saúde pública, parece-nos inoportuna e geradora de nefastas consequências futuras.
O espartilhar de uma Instituição centenária, que foi adquirindo know How e experiência ao longo do seu longo percurso, em consequência da mediatização e politização de factos que deverão ser resolvidos, tecnicamente, dentro das instituições de que dependem, irá prejudicar o mundo agrícola não dignificando Portugal.
Como organização de agricultores, temos verificado que nos últimos anos a DGAV se tem vindo a debater com inúmeros problemas, sendo o mais significativo a perda progressiva de meios humanos, sem que exista a sua substituição. Tal situação tem sido atenuada pela grande dedicação dos seus funcionários.
A área referente à gestão dos animais domésticos deveria ficar na alçada da DGAV, devido à formação e conhecimento dos funcionários que constituem o organismo. Não vemos que faça algum sentido ser o Ministério do Ambiente, com colaboradores formados noutras áreas, a assumir tal competência. Se a ideia for reforçar este último ministério com pessoal especializado, coloca-se, então, a questão do porquê de não se reforçar os meios da DGAV e esta continuar a fazer o que sempre tem feito?
Em conclusão e tendo em atenção o atrás referido, a Associação dos Agricultores do Distrito de Portalegre vem perante V. Exa. solicitar que se faça uma reflexão sobre este assunto e que se ouçam as organizações do sector.
Com os melhores cumprimentos
A Presidente da Direcção
(Fermelinda de Jesus Pombo Carvalho)