Desperdício de Alimentos – O que pode Portugal aprender da Dinamarca? – Sara Nunes

Quando falamos de um país como a Dinamarca, é relevante saber a importância que os dinamarqueses dão ao meio ambiente. Eles têm um papel de liderança nas energias renováveis e também na infraestrutura de transporte do país.

Criar uma sociedade verde e sustentável é um dos principais objetivos da Dinamarca. Mais de 20 por cento da energia da Dinamarca já vem de energia renovável e o objetivo é chegar aos 100 por cento no ano 2050. Muita da energia renovável vem de turbinas eólicas, onde a Dinamarca é a líder mundial no que conta a desenvolver nova tecnologia.

Sendo um país atento ao estado do meio ambiente, ao falarmos da Dinamarca o que nos vem logo à cabeça é que a bicicleta é o meio de transporte mais comum, quer seja para fazer uma viagem durante o fim de semana com a família ou até para ir às compras. O número de utilizadores de bicicletas está em crescimento e consequentemente as cidades mais limpas, saudáveis ​​e habitáveis.

Muitos não sabem, mas é possível receber dinheiro ao reciclar na Dinamarca. Desde garrafas de água a latas de cerveja, existe uma grande variedade de recipientes que podem ser trocados em qualquer supermercado por dinheiro. Cada peça vale alguns cêntimos (desde 10 a 40) o que, para além da proteção ambiental, é uma boa motivação para os dinamarqueses devolverem as garrafas.

Desperdício de alimentos

Desde que vivo na Dinamarca fiquei impressionada com a forma como lidam com o desperdício alimentar. Por exemplo, a maioria dos supermercados têm descontos muito altos (até 80%) nos últimos dias de validade dos alimentos. Outro exemplo é, várias organizações e voluntários juntaram-se para distribuir os alimentos que estão prestes a expirar nos supermercados gratuitamente, estas organizações também organizam jantares diários onde cozinham com os alimentos que recolheram dos supermercados.

A Dinamarca tem o recorde mundial no que toca ao consumo de comida orgânica e muitos supermercados já têm quase tudo de natureza biológica. Os produtos orgânicos já desaparecem rapidamente das prateleiras. Isso deve-se a todas as campanhas sobre desperdício alimentar e alimentos orgânicos. Os Danes já não estão satisfeitos com os produtos “não biológicos”, independentemente do preço. Os dinamarqueses são muito patriotas também e isso foi utilizado de forma muito inteligente ao colocar bandeiras nos produtos produzidos na Dinamarca, escusado será dizer que esses alimentos desparecem das prateleiras num instante.

Estão também a investir em educar as pessoas sobre este problema. Nas escolas, as crianças passam bastante tempo em palestras contra o desperdício de alimentos desde 2013, de modo que os pais do futuro tenham aprendido desde o início que a comida não deve ser tomada como garantida.

O que me deixa mais consciente, e surpreendida, é uma nova aplicação chamada ‘ToGoodToGo’. Com esta aplicação, restaurantes e supermercados podem colocar alimentos que vão expirar no mesmo dia ou no dia seguinte. Os utilizadores da aplicação podem ir ao supermercado com um pagamento simbólico de 20 coroas (cerca de 3 euros) para encher um cesto com tudo o que quiserem. Com isto, o desperdício de alimentos é reduzido significativamente, e as pessoas que têm menos possibilidades podem ter comida na mesa, por menos dinheiro.

Portugal pode aprender muito com isto. Estamos a desperdiçar toneladas de comida todos os dias. Temos a prova da Dinamarca em como isto não tem que acontecer. Porque não fazemos o que os dinamarqueses fazem? As informações online fornecidas pelos supermercados partilhadas nas redes sociais e uma aplicação no telemóvel podem causar um grande impacto. Na Dinamarca, os resíduos alimentares caíram 25% entre 2010 e 2015. É um número de facto muito elevado. E esta está a cair cada vez mais a cada ano que passa.

Ao mesmo tempo, as pessoas ganham consciência do desperdício de alimentos, e cada vez mais pessoas escolhem produtos orgânicos.

Só resta dizer, Portugal, quando é que acordas?

 

Sara Nunes

Country Marketing Manager na Trendhim

 


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