Dos 63 vinhos a concurso, entre brancos, tintos e rosés, foram premiados 16 vinhos. Os certificados serão entregues no festival Alma do Vinho, a 14 de Setembro.
O VI Concurso de Vinhos de Alenquer decorreu no final de Junho, no Museu do Vinho, em Alenquer, mas só esta semana foram divulgados os premiados. Dos 63 vinhos a concurso, entre brancos, tintos e rosés, foram premiados 16, dez com ouro e 6 com prata. Participaram 15 produtores do concelho.
A categoria de tintos arrecadou o maior número de distinções máximas, com cinco ouros, e obteve também duas pratas. Na categoria de brancos, foram distinguidos sete vinhos, quatro com ouro e três com prata.
Nos rosés, houve duas distinções, uma de ouro, outra de prata.
Em simultâneo, foi também seleccionado um vinho que, na opinião do júri do concurso, garante a melhor harmonização com um prato à base de codorniz. Nesta categoria, denominada “vinhos gastronómicos”, a distinção foi atribuída ao vinho Quinta de Vale Mourisco Tinto 2019. O vinho da Quinta de Vale Mourisco foi o que colheu mais votos por parte do júri do concurso deste ano, presidido por António Ventura, presidente da Comissão de Provadores da Comissão Vitivinícola da Região (CVR) de Lisboa.
“Dos 63 vinhos a concurso, houve 32 referências de tintos (13 para harmonização), 27 de brancos (1 para harmonização) e 4 de rosés”, detalha em comunicado a Câmara Municipal de Alenquer, que organiza anualmente o evento, em parceria com […]