A Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) participa, esta semana, na 106.º sessão do Comité de Segurança Marítima da International Maritime Organization (IMO), que decorre de 2 a 11 de Novembro 2022, na cidade de Londres.
Em representação de Portugal, em conjunto com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, participa pela DGRM, a Chefe de Divisão das Novas Construções, Conceição Gallis.
Nesta reunião, o tópico mais importante em cima da mesa é a análise e a salvaguarda da segurança no “corredor dos cereais”, como resultado do acordo obtido no passado mês de Julho, para que possam ser exportados de forma segura, a partir do porto Ucraniano de Odessa, os cereais necessários a diversos países, em particular aos países mais pobres que dependem das ações humanitárias das Nações Unidas.
Da reunião sairá um conjunto de decisões com o objectivo de «responder aos desafios actuais, e de continuar a contribuir globalmente para navios mais seguros, cooperando igualmente para um ambiente mais sustentável e um mundo mais resiliente», conclui a DGRM em comunicado.
Artigo publicado originalmente em Revista Frutas, Legumes e Flores.