Dia de Campo Projeto H2020 MIXED: Boas Práticas no Montado

Decorreu no passado dia 19 de outubro, o primeiro dia de campo do projeto internacional H2020 MIXED.

A iniciativa, que contou com a network portuguesa do projeto, focou-se na demonstração de boas práticas a adotar na gestão do Montado.

Este evento decorreu em Samora Correia, na Companhia das Lezírias e contou com 37 participantes. Com produtores de Montado e outros interessados na temática, foi possível a troca de experiências e de conhecimentos. A demonstração teve por base o exemplo da Companhia das Lezírias, que tem adotado diferentes estratégias relativamente à gestão do Montado e do ecossistema envolvente.

O objetivo da rede MIXED em Portugal é a partilha de experiências para melhorar as práticas de gestão do Montado. O projeto H2020 MIXED é um projeto financiado pelo programa EU Horizon2020 e tem como principal objetivo explorar os benefícios da agricultura e dos sistemas agroflorestais mistos (MiFAS). para o clima, o ambiente e a sociedade em geral e apoiar o desenvolvimento futuro dos mesmos. O pressuposto é que estes sistemas têm potencial para serem eficientes e resilientes e, em simultâneo, fornecerem serviços de ecossistema em benefício da sociedade e do ambiente.

Em Portugal o projeto é implementado pela CONSULAI, como coordenadora da network, pelo ISA-UL, como parceiro académico e ainda por uma rede de agricultores que praticam Sistemas Agrícolas e Agroflorestais Mistos, em particular o Montado – um sistema misto mediterrânico protegido pela UNESCO, que combina atividades agroflorestais com a produção pecuária extensiva.

As alterações climáticas, a degradação do solo e as más práticas de gestão das culturas, abriram o caminho para o declínio do Montado. Este fenómeno resultou também no enfraquecimento dos sistemas radiculares, à seca e à proliferação de pragas. É necessário um novo paradigma para o Montado se adaptar às alterações climáticas. Em simultâneo deve-se assegurar a viabilidade económica e a sustentabilidade ambiental das explorações agrícolas.

O artigo foi publicado originalmente em CONSULAI.


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: