Evento no INIAV foca-se nos desafios e inovações para a sustentabilidade do setor face às alterações climáticas e mercado.
O Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Elvas, acolhe no próximo dia 20 de maio de 2025 o “Dia do Agricultor”, um evento dedicado a explorar os caminhos para a sustentabilidade da agricultura nacional, com um foco central na diversidade genética e na segurança do consumidor.
Num contexto de desafios crescentes colocados pelas alterações climáticas e pelas dinâmicas de mercado, o programa sublinha a necessidade imperativa de investir em conhecimento e tecnologia para uma transição agroecológica eficaz e uma intensificação sustentável. O melhoramento genético surge como peça chave neste processo, essencial para o desenvolvimento de variedades mais resilientes e produtivas.
As Estações Experimentais de Agricultura, como a de Elvas do INIAV, são destacadas pelo seu papel fundamental no suporte a estudos de longo prazo e na execução das Agendas de Inovação, envolvendo toda a cadeia de valor, da investigação ao consumidor.
O Dia do Agricultor 2025 constitui uma oportunidade para debater estes temas e ilustrar a colaboração entre os diversos setores da cadeia de valor na transferência de conhecimento para o avanço da agricultura. O programa inclui a partir das 9h30 um Circuito de Ateliês na Herdade da Comenda, abordando temas como a produção de forragens com agricultura de precisão, pastagens, cereais praganosos e proteaginosas. A parte da manhã culmina com uma Mesa Redonda no Auditório do INIAV em Elvas, sob o tema “Da Diversidade Genética à Segurança do Consumidor”, reunindo representantes de várias entidades do setor. O encerramento conta com a presença do Vice-Presidente da CCDR Alentejo.
O evento conta com o apoio de diversas entidades e associações do setor, reforçando a importância da colaboração para enfrentar os desafios atuais e futuros da agricultura portuguesa.
Consulte o programa completo aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.