Distribuidora LusoVini cresceu 20% em 2013

 

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 –  21-01-2014

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Distribuidora LusoVini cresceu 20% em 2013

A distribuidora de vinhos portugueses LusoVini anunciou hoje ter crescido 20% em 2013, passando o mercado externo e o interno a terem o mesmo ritmo de vendas.

"Não foram só Angola, Brasil e Norte da Europa a assegurar a boa ‘performance’ da distribuidora de vinhos no difícil ano de 2013: as vendas no mercado português cresceram ao mesmo ritmo", refere a LusoVini, em comunicado, sublinhando que, quer em Portugal, quer fora, cresce o reconhecimento das marcas que representa.

No ano passado, a distribuidora aumentou o volume de negócios em 20% e duplicou os resultados operacionais consolidados face a 2012, tendo os mercados externos continuado a ser responsáveis "pela maior parte da facturação (70%), embora as vendas de vinho em Portugal tenham crescido exactamente na mesma proporção do que no estrangeiro (20%)", acrescenta.

Este ano, a distribuidora sediada em Nelas, no distrito de Viseu, espera crescer novamente 20% no volume de negócios.

“Para uma empresa que nasceu sobretudo para internacionalizar os vinhos portugueses é igualmente muito importante conseguir bons resultados no mercado nacional”, defendeu o presidente da Lusovini, Casimiro Gomes, considerando que “este também cria riqueza e, sobretudo no canal restaurantes, tem sido uma área fascinante para as marcas e para os vinhos”.

O responsável garantiu que a LusoVini vai continuar a levar os seus projectos pelo mundo, “numa lógica de reinvestimento permanente, todo ele direccionado ao mercado”, com “listas de vinhos cada vez mais ambiciosos” feitos pelos produtores seus parceiros.

Angola continua a contribuir quase com 25% do resultado total obtido pela distribuidora, embora o Brasil tenha ganhado maior expressão em 2013.

Este ano é de grande expectativa relativamente ao Brasil, uma vez que, em 2013, a LusoVini comprou à Rui Costa e Sousa & Irmãos os 50% restantes da distribuidora brasileira BrasVini, ficando detentora da totalidade da empresa.

O Vinho do Porto foi o produto que mais cresceu, “não tanto em volume, mas nas referências de maior valor agregado”, explica a empresa.

Em Dezembro, a LusoVini abriu em Luanda a Casa do Vinho do Porto, que se dedica à formação de profissionais e consumidores e onde são vendidas as suas marcas e também as da quase totalidade dos outros importadores deste produto em Angola.

A distribuidora representa mais de 70 marcas de vinho em todo o mundo, 50 das quais feitas em parceria com enólogos e produtores nacionais.

Segundo Casimiro Gomes, “tem havido um reconhecimento generalizado da qualidade do trabalho que a LusoVini presta e da idoneidade dos produtores com que trabalha”.

“É muito gratificante ver marcas como o Pedra Cancela ganharem uma grande notoriedade nos mercados. Por isso, o nosso trabalho irá continuar na mesma linha, procurando afinar cada vez mais o portefólio de referências que são entregues a cada cliente”, assegurou.

Este ano, a aposta passará por iniciativas que juntam pratos emblemáticos da gastronomia portuguesa com os vinhos distribuídos pelas empresas próprias que tem em Portugal, Angola, Brasil e Moçambique.

Fonte:  Lusa


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