Um conjunto de 70 estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) participou no programa de ideação Ignite by NEST, que procurou explorar soluções inovadoras para o setor do turismo.
A iniciativa foi organizada pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo e reuniu profissionais e estudantes. O grupo da UBI integrou alunos do 3.º ano de Marketing (45 elementos) e do 1.º ano de Informática Web, Móvel e na Nuvem (25).
O Ignite by NEST teve início em setembro, com um ‘bootcamp’ que decorreu no Centro de Inovação Empresarial da Covilhã (CIEC), com os participantes a trabalharem conceitos essenciais como a identificação de problemas e soluções, segmentação de clientes e desenvolvimento de ‘pitches’.
A sessão final aconteceu em dezembro, no Estoril, altura em que foram apresentadas as ideias desenvolvidas. Uma das propostas da UBI, designada “Investo”, recebeu especial reconhecimento pelo caráter inovador, ao propor a criação de soluções para jovens empreendedores.
Adriana Travasso, Júnior Innovation Coordinator do NEST, reforçou o impacto da participação neste programa de ideação, que classificou como “uma oportunidade única de proporcionar aos alunos experiências novas no âmbito de diversas temáticas”. Destaca o “empreendedorismo, a inovação, a preparação para o mercado de trabalho, a criação de valor, o marketing, a estrutura de custos e a elaboração de pitch”.
A integração da UBI no programa, que contou com o apoio da Presidente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) e diretora de curso, Carla Pereira, reforça a visão estratégica da academia de alinhar os conteúdos lecionados nas salas de aula com os desafios reais do mercado, favorecendo oportunidades de carreira. “É de salientar a vantagem que estas experiências criam para a empregabilidade dos diplomados, como consequência do seu empenho, e pelas redes de contactos estabelecidas”, acrescenta ainda Adriana Travasso.
A presença no Ignite By NEST estabeleceu uma nova ligação entre a UBI e o NEST, que tem sede na Covilhã. As duas entidades já colaboram em outras áreas, como a promoção de investigação no setor do termalismo, no âmbito das Bolsas NEST TERMAL+/UBI.
A presença no programa de ideação Ignite by NEST inseriu-se no trabalho das unidades curriculares de Marketing Estratégico (curso de Marketing) e de Empreendedorismo e Inovação (curso Informática Web, Móvel e na Nuvem), lecionadas pela docente convidada do DGE Cláudia Matias.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.