Donald Trump acredita num acordo comercial com a China

m 2020, os Estados Unidos já tinham “concluído um excelente acordo comercial com a China” e um novo tratado “é possível”, disse Donald Trump à imprensa, na quarta-feira à noite, no avião presidencial.

Entre Washington e Pequim, “há um pouco de competição, mas a relação que tenho com o Presidente Xi [Jinping] é, diria, excelente”, acrescentou o dirigente.

Desde o início do segundo mandato, no final de janeiro, o Presidente norte-americano fez das taxas aduaneiras o principal instrumento político, para reduzir o elevado défice comercial dos Estados Unidos.

No início de fevereiro, impôs uma tarifa adicional de 10% sobre todos os produtos importados à China.

Pequim retaliou com direitos aduaneiros de 15% sobre o carvão e o gás natural liquefeito e de 10% sobre o petróleo e outros bens – tais como maquinaria agrícola e veículos -, embora estas medidas fossem de muito menor proporção.

Os Estados Unidos representaram quase 15% das exportações chinesas em 2024, de acordo com dados oficiais da China.

Na quarta-feira, Donald Trump anunciou também que estava a considerar a imposição de tarifas de 25% sobre a madeira e os produtos florestais, “por volta de 02 de abril”.

De acordo com a Comissão de Comércio Internacional, o Canadá é o principal fornecedor de produtos florestais, representando quase metade das importações dos EUA.

O Canadá, tal como o México, também está sujeito a tarifas de 25% sobre todos os produtos, embora Trump tenha concedido um adiamento a ambos os países até 01 de março.

Esta nova ameaça vem juntar-se às que visam os setores automóvel, dos semicondutores e farmacêutico, que também podem ser alvo de tarifas de pelo menos 25% e que poderão ser aplicadas a partir do início de abril.

Washington deverá também impor novas tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio para todos os parceiros comerciais.

Donald Trump prometeu, além disso, “tarifas recíprocas” a todos os parceiros comerciais, sem especificar um prazo.

Leia Também: Republicanos criticam Trump por ter deturpado início da guerra na Ucrânia

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: