Antecipando as comemorações do Dia Internacional das Florestas, que se assinala hoje, 21 de março, precisamente sob o lema “Florestas, consumo e produção sustentáveis”, o plano de investimentos nos territórios florestais sob gestão do ICNF, financiado pelo PDR 2020 e pelo Fundo Ambiental, foi apresentado na passada sexta-feira, 18 de março, na Marinha Grande. O evento contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e do Ordenamento do Território e do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.
Este plano, com uma dotação de 20 000 000€, assenta em 6 eixos de investimento, reconhecendo a elevada importância destes territórios na prestação de bens e serviços de proteção, conservação, produção ou recreio e paisagem, tornando-se necessário assegurar a sua recuperação e efetiva garantia de gestão e contempla um padrão de investimento público permanente e sustentável nos territórios florestais sob gestão do ICNF.
É definido um plano de investimentos plurianual, suportado num conjunto de ações, que garante a resiliência, a sustentabilidade e a valorização das matas nacionais e demais territórios submetidos ao regime florestal sob gestão do ICNF, até 2025.
Estão já elaborados e contratados 49 projetos, para 2022-2025, a desenvolver numa área total de intervenção de 18 720ha, que abrangem 13 Matas Nacionais, e 30 perímetros florestais (baldios e autarquias), correspondendo a 12 494 316 €. Destacam-se 11 020 ha relativos a rearborização de áreas ardidas e regeneração natural pós-incêndio e 4 453 ha de controlo de invasoras, entre outros.
O artigo foi publicado originalmente em ICNF.