Greenlight

“E depois de amanhã?” – à volta da mesa para debater a PAC

Em parceria, o projeto GREENLIGHT, a S.P.O.T. e o Canal 180, apresentam uma temporada de três episódios da série “E depois de amanhã?”, com transmissão televisiva nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto pelas 22h no Canal180.

Aliando os temas da agricultura à gastronomia, às alterações climáticas, à preservação de cultura e identidade, os episódios abordam também o futuro das gerações em conversas que decorrem à volta da mesa, de boa comida e bom vinho, à boa maneira portuguesa. Temas como a proteção da biodiversidade, a promoção de zonas rurais dinâmicas ou a qualidade dos produtos que consumimos estarão na boca de todos durante esta nova temporada.

Em cada episódio, os espetadores são convidados a partir numa viagem de Norte a Sul com uma equipa composta por jornalistas, produtores, chefs, investigadores…. O objetivo: desmitificar a PAC e torná-la mais compreensível para o público geral.

O episódio do Norte decorreu na Escola Superior Agrária de Refoios de Lima e contou com a presença de Rui Dantas (presidente da F.E.R.A. – Federação de Raças Autóctones), Rui Pinto (Cooperativa Agrícola Terras de Felgueiras), Mário Rolando (padeiro) e Pedro Hora (engenheiro agrónomo), moderados pelo jornalista Paulo Amado (Congresso dos cozinheiros, Edições do gosto).

O almoço ficou a cargo dos Chefs André Campelo e Ana Afonso do Restaurante Louro (Viana do Castelo), as cerâmicas utilizadas foram produzidas pelo estúdio BePolar também de Viana do Castelo e as flores chegaram pelas mãos da Florida Studio.

Este almoço/debate levantou temas relacionados com a identidade dos produtos que consumimos e a sua relação com a competitividade, a renovação geracional em áreas como a do vinho, pecuária ou do leite. Falou-se ainda sobre a Escola de Pastores do Alvão ou o surgimento alargado da massa mãe na fermentação do pão.

O episódio do Centro teve lugar nas instalações da Algaplus, em Ílhavo e o Chef convidado é conhecido como um dos representantes da gastronomia do Centro: Flávio Silva. Entre os participantes no almoço estiveram: João Valente (Monte Silveira Bio), António Dias (Associação Agro-florestal de V.N. Ceira) e António Rodrigues (CATAA – Centro apoio tecnológico agro-alimentar de Castelo Branco). O debate foi moderado pelo jornalista Bruno Martins, do podcast da Antena3 assimassado. As cerâmicas usadas são da Val do Sol (Leiria) e as flores estiveram a cargo do Pé de Flor, atelier floral (São João da Madeira).

Neste episódio discutiu-se a proteção da floresta e da biodiversidade, levantaram-se hipóteses sobre como potenciar as zonas rurais e questionou-se se o futuro da agricultura pode ou não passar a ser 100% biológico.

Para o episódio do Sul a equipa deslocou-se até à Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz. Aí o almoço ficou a cargo do Chef Carlos Teixeira (Chef do Restaurante do Enoturismo da Herdade do Esporão), o arranjo floral, feito com flores locais e produtos da horta da Herdade, foi realizado pela Joana Fonseca Teixeira. As peças cerâmicas onde o almoço foi servido foram produzidas pela Sigilo Ceramics.

O jornalista Edgardo Pacheco (Público) moderou o debate entre João Rosado (Azeite Amor é cego), Francisco Alves (Porcus Natura – Agricultura regenerativa) e João Barroso (CVRA – Vinhos Alentejo).

O plano de sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, os diferentes tipos de agricultura praticados, a identidade (ou falta dela) das diferentes variedades de azeitona, as raças autóctones e a sua necessária presença na manutenção e preservação do montado foram apenas alguns dos temas abordados neste episódio.

Datas de transmissão dos episódios:

25 Ago (QUA) – 22h – estreia episódio 1 NORTE no Canal180

26 Ago (QUI) – 22h – estreia episódio 2 CENTRO no Canal180

27 Ago (SEX) – 22h – estreia episódio 3 SUL no Canal180

Na segunda-feira, dia 30, os episódios ficarão disponíveis no site do Canal 180 em www.canal180.pt


Publicado

em

,

por

Etiquetas: