É oficial: a covid chegou à Coreia do Norte e Kim ordenou confinamento geral

Kim Jong Un declarou “grande emergência nacional” e ordenou um lockdown nacional. A Coreia do Norte está ainda mais isolada, com a economia muito debilitada, e perante uma seca que ameaça a fraca produção agrícola

A Coreia do Norte anunciou esta quinta-feira as primeiras infeções por covid-19 no país, mais de dois anos depois do surgimento do novo coronavírus. Segundo a Agência Central de Notícias oficial da Coreia do Norte (KCNA), o líder Kim Jong Un ordenou que as medidas preventivas da covid-19 subam para o nível máximo. Foi declarada uma “emergência nacional grave”.

Segundo a KCNA, esta manhã Kim ordenou “que todas as cidades e regiões do país entrem em lockdown“, para “bloquear completamente a transmissão do virus”.

De acordo com a agência de notícias, um número não especificado de pessoas com febre, na capital Pyongyang, foram sujeitas a testes que confirmaram a infeção com a variante ómicron. Segundo a comunicação social estatal, “houve o maior incidente de emergência no país, com um buraco na nossa frente de quarentena de emergência, que foi mantido em segurança durante os últimos dois anos e três meses desde Fevereiro de 2020”.

O anúncio oficial por parte da Coreia do Norte surgiu depois de o site NK News – um órgão de comunicação social baseado na Coreia do Sul, e focado em informações sobre o vizinho do norte – ter noticiado que as autoridades impuseram há dois dias uma quarentena aos residentes da capital. O governo da Coreia do Sul disse que ainda não pode confirmar essa informação, baseada em fontes não identificadas. No entanto, o NK News tem demonstrado ao longo da sua existência a capacidade de acesso a informação fidedigna sobre o que se passa em território norte-coreano. De acordo com o mesmo site, “múltiplas fontes ouviram relatos de açambarcamento, devido à incerteza sobre quando o lockdown poderá terminar”.

Segundo a agência oficial KCNA, Kim Jong Un convocou de imediato uma reunião do Politburo do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, que confirmou que o país ficará no nível “emergência máxima” sanitária, elevando as medidas anti-vírus, que não foram detalhadas. O líder norte-coreano apelou ao aparelho do Estado para que tudo faça para travar as transmissões e eliminar a fonte de infeção o mais rapidamente possível.

[…]

Economia paralizada

Apesar da decisão de elevar as medidas anti-covid, Kim ordenou aos responsáveis do seu partido que avancem com os projetos económicos em curso no país, da construção civil ao desenvolvimento agrícola. […]

Veja a reportagem na CNN Portugal.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: