viabilidade da agricultura portuguesa

“É preciso garantir a viabilidade da agricultura portuguesa”

PAC: a adaptação aos novos desafios climáticos e demográficos é imperativa na nova Política Agrícola Comum. Pacote de medidas de apoio a Portugal supera os €6 mil milhões até 2027

Habituámo-nos a encontrar alimentos sempre disponíveis, em todas as épocas e a preços baixos, sem imaginar o ciclo produtivo que está por detrás de cada produto. Mas a pandemia, a guerra na Ucrânia, as alterações climáticas e a necessidade de produzir mais e melhor, garantindo a sustentabilidade, a qualidade e a quantidade dos produtos a um preço adequado, colocam novos e urgentes desafios à agricultura europeia. São imperativos de uma política que no pacote de apoio a Portugal consagra €6 mil milhões para os próximos quatro anos.

Como se equilibra produtividade e sustentabilidade? De que forma se podem atrair jovens, garantindo a renovação geracional? Como é que a agricultura pode ajudar a combater as alterações climáticas? Estas e outras questões vão estar em análise, no próximo dia 27 de outubro, no debate organizado pelo Expresso sobre “Desafios da Política Agrícola Comum: O Que Mudou na Europa”.

Entre as maiores dificuldades atuais está, para António Serrano, que liderou o Ministério da Agricultura entre 2009 e 2011, “assegurar a continuidade e viabilidade de todo um sector produtivo”. Num domínio confrontado com diversas exigências, é necessário, defende, “produzir de forma mais sustentável, num enquadramento de alterações climáticas profundas. O sector tem de produzir mais alimentos mas em simultâneo reduzir pressão sobre os ecossistemas, o solo e a água, entre outros, além de contribuir para a redução das emissões de CO2 e metano”. Este professor catedrático da Universidade de Évora e membro do Conselho Consultivo para a Reforma da PAC do Ministério da Agricultura aponta ainda para as condições particulares do país: “Enquanto agricultores, os portugueses enfrentam o desafio de garantir que haja atividade viável, sustentável e equilibrada que evite a desertificação, situação que leva depois a outros problemas.”

Também Francisco Cabral Cordovil, autor da obra “Agricultura e Política Agrícola”, sublinha a “especial acui­dade em […]

Continue a ler este artigo em Expresso.


Publicado

em

, , ,

por

Etiquetas: