Para a segunda conferência de Engenharia Agronómica, Alimentar e Zootécnica, o Colégio de Engenharia Agronómica – Norte convida Manuel Chaveiro Soares, Consultor do Grupo Valouro, Diretor da Estação Fruteira do Montejunto – FRUTUS e Empresário Agrícola.
A produção animal levanta muitas questões e problemas antes ignorados e inexistentes que passam agora a fazer parte dos principais temas relacionados à produção dos alimentos de origem animal.
E se o frango e os ovos faltassem nos supermercados? Quais os desafios do sector avícola no actual contexto?
O Colégio de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros da Região Norte (OERN) organiza durante o mês de Julho um ciclo de conferências totalmente dedicado à Engenharia Agronómica, Alimentar e Zootécnica. Estas conferências incidem sobretudo sobre o papel da agricultura e pecuária no contexto actual do país e da União Europeia e também sobre as cadeias de abastecimento.
→ Inscrição ←
Programa
17h30 Abertura
Joaquim Poças Martins – Presidente da Ordem dos Engenheiros – Região Norte
17h40 Enquadramento e Moderação:
Divanildo Outor Monteiro, coordenador do Colégio de Engenharia Agronómica – Norte
17h50 Intervenção
Manuel Chaveiro Soares, Consultor do Grupo Valouro, Diretor da Estação Fruteira do Montejunto – FRUTUS e Empresário Agrícola
18h15 Perguntas do público
Sobre o convidado:
Manuel Chaveiro Soares licenciou-se em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, frequentou o curso de Agronomia Tropical no mesmo Instituto, posteriormente fez duas pós-graduações em química e tecnologia de gorduras alimentares, no Institut des Corps Gras em Paris e no Instituto de la Grasa de Sevilla. Obteve o grau de doutor em 1985 e o título de professor agregado em 1997, pela Universidade Técnica de Lisboa. Nos últimos 42 anos, a sua actividade profissional tem incidido principalmente sobre a Produção Animal, com especial foco na nutrição, na produção avícola e na segurança alimentar.
Durante 5 anos foi responsável pelo Departamento de Nutrição da farmacêutica Roche, em Lisboa. Desde 2002 que vem prestando colaboração ao Grupo Crédito Agrícola, onde tem exercido diversas funções, com relevo para a Presidência do Conselho de Administração da Caixa Agrícola do Cadaval durante três mandatos.
Grande parte dos seus trabalhos científicos encontram-se publicados nas revistas Poultry Science e The Journal of Apllied Poultry Research.
Foi Presidente do Colégio Nacional de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, onde também promoveu a criação da especialidade de Engenharia Alimentar de que foi primeiro Presidente. Presentemente exerce funções como Consultor do Grupo Valouro, é Director da Estação Fruteira do Montejunto – FRUTUS e Empresário Agrícola.