O mais recente número dos Cadernos Dom Jaime, a revista cultural dedicada à história do concelho tondelense, foi apresentado na tarde desta segunda-feira (15 de setembro) na Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON.
O número IX é uma edição especial, sendo dedicado quase na íntegra à escritora e poetiza Branca de Gonta Colaço, filha do político e também poeta Tomaz Ribeiro.
Com 72 páginas, a revista conta com textos de José Valle de Figueiredo e Inês da Conceição do Carmo Borges e dos alunos vencedores do concurso de poesia “Branca de Gonta Colaço”, instituído pelas Comemorações dos 145 anos do nascimento e 80 do falecimento de Branca de Gonta Colaço e por Claúdia Emanuel e Inês Borges e Luiz Sá, em parceria com os dois agrupamentos de escolas do concelho e com o apoio do Município de Tondela.
A edição especial dos Cadernos Dom Jaime abriu as atividades no penúltimo dia da FICTON. A apresentação esteve a cargo do vereador com o pelouro da cultura no executivo municipal, João Carlos Figueiredo. Na assistência estiveram dezenas de pessoas, entre elas a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, os restantes vereadores na autarquia, o presidente da Assembleia Municipal Felisberto Figueiredo, presidentes de junta e vários convidados.
“O lançamento deste novo Caderno com o número IX é motivo de enorme satisfação para todos nós porque a cultura é seguramente um pilar fundamental e determinante no desenvolvimento do nosso território e, como tal, os cadernos têm sido essa lanterna e farol de desenvolvimento que nós muito bem-queremos levar a cabo”, declarou João Carlos Figueiredo, acrescentando que esta nova edição reforça “a aposta que o município faz na cultura”, um setor “entendido como um pilar estruturante da vida coletiva e fundamental para a identidade do concelho”.
Num número dedicado quase em exclusivo a Branca de Gonta Colaço, o autarca descreveu a autora como “uma ilustre poetiza do concelho e uma mulher com enorme sensibilidade e sobretudo enorme qualidade na escrita”.
O também vice-presidente da Câmara mostrou-se ainda muito agradado com a qualidade dos textos dos alunos do concelho que foram agora publicados nos novos cadernos.
“É motivo de enorme satisfação ver tão jovens interessados nesta temática da poesia e das artes. Este é um alfobre viçoso que nos dá esperança no futuro. Enquanto município ficamos muito satisfeitos com isso”, afirmou.
Já o diretor dos Cadernos de Cultura Dom Jaime, José Valle de Figueiredo, disse que, entre todos os números já publicados, este é o mais especial.
“Quem nos tem acompanhado na publicação destes Cadernos dá facilmente conta de que todos os números procuram ser especiais, cada um a seu modo naturalmente, mas é verdade que desta vez temos uma edição que procurámos ser especial, extra, consagrada à exaltação e memória de Branca de Gonta, que ousamos considerar ser a nossa fundadora”, referiu, enaltecendo o seu legado e do seu pai.
Os Cadernos de Cultura Dom Jaime são editados pela Câmara Municipal de Tondela e pelo Centro de Estudos Tomaz Ribeiro.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.