O Painel de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) publicou o seu Parecer Científico sobre a segurança do milho geneticamente modificado GA21 × T25 e MON 87419 tolerante a herbicidas, para importação, transformação e utilização na alimentação humana e animal na União Europeia, excluindo o cultivo.
Após a apresentação do pedido, foi solicitado ao Painel dos OGM da EFSA que emitisse um parecer científico sobre a segurança do milho GM GA21 × T25.
No seu parecer científico, o Painel OGM afirma que não são identificadas preocupações de segurança na avaliação dos dois únicos eventos do milho e, por conseguinte, mantém as suas conclusões anteriores sobre a segurança do milho. Não foram identificados novos dados sobre os eventos individuais do milho que levassem à modificação das conclusões originais sobre a sua segurança. Conclui que o milho GA21 × T25 é tão seguro como o seu equivalente convencional e as variedades de referência não modificadas no que diz respeito aos potenciais efeitos na saúde humana e animal e no ambiente.
Para o pedido sobre o MON 87419, o Painel OGM não identificou preocupações de segurança relacionadas com a toxicidade e alergenicidade das proteínas dicamba monooxigenase e fosfinotricina N-acetiltransferase expressas nesta variedade. O parecer científico conclui que o milho MON 87419 é tão seguro como as variedades de milho convencionais e não modificadas equivalentes no que diz respeito aos potenciais efeitos na saúde humana e animal e no ambiente.
Mais informações sobre GA21 × T25 e MON 87419 no Jornal da EFSA.
O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.