Em Agosto, o Douro vibra de amor pelo tomate Coração de Boi

Mês do Tomate, Concurso do Tomate, Festa do Tomate. Pela região duriense e Trás-os-Montes, pela Quinta de Nápoles, pelos restaurantes, aquele que muitos consideram o rei dos tomates sobe ao trono, vai às mesas. Será o Coração de Boi “o melhor tomate de Portugal”?

Ah, esta “iguaria carnuda, suculenta e de sabor único”, como já lhe chamaram, este “luxo de tomate”. É, decerto, não só um caso de conhecimento, terroir e sabedoria de produção e utilização, mas também de amor: está aí a VII edição da Festa do Tomate Coração de Boi do Douro, “evento anual de valorização dos produtos autóctones da região vinhateira portuguesa Património da Humanidade e de Trás-os-Montes”.

A saber: “O ano vai quente e seco e os pés de tomateiro crescem bonitos nas hortas das quintas do Douro vinhateiro e nos quintais familiares das gentes durienses e transmontanas”, informam-nos – “Os primeiros tomates a sério começam a aparecer e vai valer a pena saboreá-los todo o mês”.

“Em apenas apenas seis anos, transformámos a época de produção do tomate numa festa no Douro, atraindo à região um número cada vez maior de pessoas”, asseguram os […]

Continue a ler este artigo em Público.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: