Em tempo de Cerejas, o Município do Fundão convida a apadrinhar uma cerejeira

A Campanha da Cereja do Fundão está de volta e, da Rota Gastronómica ao Festival Sabores da Cereja, passando pela Festa da Cereja online, e por diversas atividades turísticas, muitas são as razões para visitar a região

O município do Fundão promove mais uma vez a Campanha da Cereja do Fundão, iniciativa que decorre nos meses de junho e julho e pretende divulgar o produto e a região através de diversas ações. Em grande estreia este ano está a plataforma online de venda de cereja, e de outros produtos do concelho. Aqui é possível adquirir produtos como licores, doces, chás e infusões e, claro, cerejas acedendo a www.produtosdofundao.pt, mas é também através deste site que está disponível o Apadrinhamento de Cerejeiras do Fundão que este ano é oferecido a todos os bebés que nasçam em Portugal no mês de junho, mediante inscrição. Mas este gesto pode ser realizado por todos. Miúdos e graúdos podem juntar-se a esta causa, contribuindo para a regeneração da natureza, e ajudando a cuidar de uma cerejeira. Para isso, e por um valor de 20€, é possível ser padrinho ou madrinha de uma cerejeira, colher os seus frutos, e ainda receber de oferta 2kg de cerejas do Fundão. Um simples gesto, uma causa nobre e cheia de sabor!

Também em Lisboa e no Porto a cereja do Fundão ganha destaque este mês, com a realização de mais uma edição da Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, que decorre de 18 de junho a 4 de julho em prestigiados restaurantes, que irão apresentar nos seus menus pratos originais com a cereja do Fundão. Este ano, a Rota conta já com a confirmação da participação dos restaurantes Tasca da Esquina, (chef Vítor Sobral), Loco, (chef Alexandre Silva), Ibo (chef João Pedro Pedrosa), O Frade (chef Carlos Afonso), Kanazawa (chef Paulo Morais), Sala de Corte (chef Luís Gaspar), e The Oitavos (chef Cyril Devilliers) na zona de Lisboa, e no Porto, já fazem parte desta iniciativa os restaurantes Euskalduna e Semea do chef Vasco Coelho Santos e restaurante Almeja (chef João Cura). A estes, outros chefes se irão juntar para celebrar este fruto tão especial, e com tantos benefícios para a saúde.

Já a decorrer, e até 30 de junho, o Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja”http://saboresdacereja.cm-fundao.pt/ – reúne diversas propostas de restaurantes e pastelarias da região, que dedicam menus e doçaria a este fruto. Considerado um produto gastronómico de excelência, a cereja desperta a criatividade e incentiva a inovação que, ano após ano, aqui se tem verificado e se pode encontrar em pratos tão surpreendentes como gambas flamejadas com cereja, bacalhau com crosta de cereja e broa, peito de pato com cerejas salteadas e em sobremesas como a tigelada de cereja ou o arroz doce de cereja.

Em ano de distanciamento, a Festa da Cereja, realizada entre 11 e 13 de junho, chega mais perto de todos em formato online, disponível na página de facebook do Município do Fundão – e com atividades para toda a família: concertos, live cookings, teatro e animação para crianças, são as propostas da Câmara Municipal do Fundão, que mais uma vez dinamiza este evento em volta de um dos produtos mais nobres da região.

Mas a Campanha da Cereja do Fundão não fica por aqui. Como destino turístico, a cidade propõe nesta altura diversas atividades e experiências a quem a visita. Em Tempo de Cerejas, há talks and walks, voos de balão, passeios de tuk tuk, apanhas de cereja entre outros programas turísticos promovidos pelo Município do Fundão.

Como já vem sendo habitual, a par destas iniciativas, a Câmara Municipal do Fundão desenvolve anualmente parcerias com conceituadas marcas do setor alimentar, como é o caso da Santini e da Vitacress. Os conhecidos gelados artesanais voltam a ter disponível este mês o sabor Cereja do Fundão, que tanto sucesso têm feito em anos anteriores.

A celebrar mais uma Campanha da Cereja do Fundão, a Câmara Municipal lança agora um livro de receitas de cereja, “Cereja do Fundão à mesa”, uma compilação de receitas confecionadas em diversas iniciativas da Escola Profissional do Fundão ao longo dos últimos anos, este livro traz água na boca!

“Estas iniciativas pretendem divulgar o produto de excelência que mais dinamiza economicamente a nossa região, e que promove o Fundão dentro e fora do país. Estas atividades ligadas ao turismo e à gastronomia, inspiradas na cereja, têm trazido, ano após ano, uma maior valorização de um produto já tão reconhecido pela sua qualidade. A Campanha da Cereja do Fundão vem anualmente reforçar o valor da Cereja do Fundão, e ajudar a promover a inovação e a sustentabilidade dos setores agrícola e turístico da nossa região.” refere Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.

É com um vasto conjunto de iniciativas ligadas ao universo da cereja, que o município beirão deixa o convite para uma visita ao Fundão (também online).

PROGRAMA GERAL:

  • Festival Gastronómico “Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja” – 1 a 30 de junho em restaurantes da região
  • Festa da Cereja (online) – 11 a 13 de Junho – concertos, teatro, animação para crianças
  • Rota Gastronómica Cereja do Fundão – 18 de junho a 4 de julho em restaurantes em Lisboa e Porto
  • Apadrinhamento de Cerejeiras – oferta de kit a bebés nascidos em Portugal no mês de junho, e disponível para aquisição para o público em geral (inclui voucher de 10% de descontos em restaurantes e hotéis, aderentes, bem como em produtos comercializados nos Postos de Turismo do concelho do Fundão – Fundão, Castelo Novo e Alpedrinha)
  • Plataforma de venda de produtos do Fundão online – www.produtosdofundao.pt: produtos de cereja e outros produtos do Fundão, como queijos, enchidos, vinhos, compotas, azeite…
  • Turismo Ativo e de Experiências – Tempo de Cerejas – programas turísticos, talks and walks, voos de balão, apanha da cereja, cereja tour de tuk tuk, cestas de piquenique, entre outras atividades
  • Lançamento de livro de receitas de Cereja do Fundão – desenvolvido pela Escola Profissional do Fundão, numa compilação de receitas de diversas iniciativas da EPF ao longo dos últimos anos

Publicado

em

,

por

Etiquetas: