Embalagem e logística portuguesas têm melhorado eficiência operacional, garantem especialistas da Empack e Logistics & Automation Porto

Organizadores da única cimeira nacional que representa toda a cadeia de valor do setor, que decorre na EXPONOR de 9 a 10 de abril, asseveram que o crescimento do comércio eletrónico no nosso País tem ajudado a implementar soluções logísticas mais ágeis e flexíveis. Andrea Iorio, um dos maiores palestrantes internacionais sobre transformação digital, inteligência artificial e inovação, é keynote speaker do programa de conferências que decorre em paralelo

O setor logístico português “está a passar por uma transformação muito significativa, marcada pela digitalização e automação dos processos”. Uma evolução em que “é notória a adoção de tecnologias avançadas”, entre as quais se destacam sistemas de gestão de armazéns automatizados e soluções de rastreamento em tempo real. Que, por sua vez, “têm melhorado a eficiência operacional global, bem como a imagem que os operadores internacionais possuem do mercado luso”. Um quadro geral para o qual tem “sido determinante” o crescimento do comércio eletrónico no País, que fomentou a adoção de “soluções logísticas mais ágeis e flexíveis para atender às expectativas dos consumidores”. O diagnóstico é de Oscar BarrancoManaging Director da Easyfairs Iberia, uma das caras da organização da Empack e Logistics & Automation Porto 2025, o único evento nacional que representa toda a cadeia de valor das áreas da embalagem e da (intra)logística.

Com a 9.ª edição em marcha, a garantia de Oscar Barranco traduz o lastro de dez anos de um certame por onde têm passado, além muitos negócios e um intenso networking, uma parte relevante das mudanças operadas e das inovações em curso no circuito de todo o setor. A análise do responsável reflete a perspetiva de vários especialistas que têm colaborado com a organização da Empack e Logistics & Automation Porto.

“O setor de embalagem em Portugal tem mostrado um crescimento notável, impulsionado pela procura de soluções mais sustentáveis e eficientes. As empresas estão a investir em materiais ecológicos e em designs que facilitam a reciclagem e a reutilização, alinhando-se com as tendências globais de sustentabilidade”, sublinha ainda o mesmo especialista. Para quem a inovação “tem sido evidente, com a introdução de embalagens inteligentes que melhoram a experiência do consumidor e otimizam a cadeia de abastecimento”.

Empack e Logistics & Automation Porto é montra de tudo isto – materiais, produtos, equipamento e tecnologia variada, bem como serviços de toda a supply chain -, e espelho das nuances de toda a cadeia de consumo. Faz parte da série Packaging Portfolio by Easyfairs, a rede de eventos europeia dedicada a impulsionar desenvolvimentos na indústria da embalagem. Com o intuito de descobrir novas possibilidades, inspirar, moldar e dar outra forma ao setor, em comunhão de interesses com os líderes do mercado de toda a fileira.

Para a edição em preparação (ainda com as inscrições a decorrer), que receberá a visita de líderes da indústria, CEO, diretores de logística e embalagem e gestores, a equipa de trabalho organizativa conseguiu já garantir a participação de 82 operadores do setor, o que, a dois meses da cimeira, significa um crescimento de 17% relativamente à última edição.

Andrea Iorio é keynote speaker

O dinamismo da exposição encontra paralelo no programa de conferências (em fase de ultimação), no qual a organização acaba de confirmar a participação de Andrea Iorio, um dos palestrantes internacionais que mais se tem distinguido na abordagem da transformação digital, inteligência artificial, inovação e empreendedorismo, na interseção dos temas com os negócios, a filosofia e a neurociência.

O especialista italiano costuma dar uma média de 150 palestras por ano, uma parte relevante delas para empresas que fazem parte do índice “Fortune 500”. Tem mais de 10 anos de experiência em empresas multinacionais e de tecnologia. Foi Head do Tinder, na América Latina, por cinco anos, e Chief Digital Officer da L’Oréal Brasil. Atualmente é professor de MBA da Fundação Dom Cabral, colunista na MIT – Technology Review Brasil, e host do Podcast “Vem A.I.”, da NVIDIA Brasil. Conta com mais de 100 mil seguidores nas redes sociais.

Na Empack e Logistics & Automation Porto 2025, a 9 de abril, Andrea Iorio subirá à tribuna para falar de “Inteligência híbrida: as novas competências profissionais na era da Inteligência Artificial”.

Andrea Iorio aproveitará o ensejo para explicar em que medida é que, na sua ótica, o novo profissional da Era Digital deverá ser aquele que desenvolve novas competências e habilidades complementarmente à tecnologia, priorizando traços como o pensamento crítico e trazendo à tona mais perguntas do que apenas respostas.

Na apresentação em perspetiva, Andrea explicará os mecanismos da “Inteligência Híbrida” e exemplificará as teses com ações concretas necessárias para os profissionais da Era Digital impulsionarem eficientemente os negócios empresariais num mundo inexoravelmente digital.

Da agenda de atividades complementares da Empack e Logistics & Automation Porto 2025 fazem ainda parte pequenas visitas guiadas (Innovation Tours), que permitirão aos visitantes conhecer as principais inovações dos expositores presentes.

Síntese:

Empack e Logistics & Automation Porto 2025

Data: 9 e 10 de abril de 2025

Horário: das 10h00 às 19h00

Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhão 6

Em exposição: materiais, packagingsupply chain, tecnologia e logística

Perfil do expositor: líderes da indústria, CEO, diretores e gestores de logística e embalagem e outros profissionais dos segmentos representados

Website: https://www.empacklogisticsautomationporto.com/pt-pt/

O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: