Empresas querem a ViniPortugal a promover o vinho do Porto

Setor esteve sempre à parte, por opção, mas as cativações públicas ao saldo do IVDP levaram à mudança de estratégia. AEVP fala em 12 milhões cativados, na última década, e que, em 2022, só metade das ações de promoção foram feitas

Deve ou não a ViniPortugal ter a seu cargo a promoção de todos os vinhos de Portugal, ou, pelo contrário, deve o vinho do Porto, o mais exportado dos vinhos portugueses, continuar de fora e manter-se a cargo do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP)? O tema divide opiniões, com a Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP) a pedir a sua integração no universo da ViniPortugal, mas com a produção – ou, pelo menos, parte dela – a manifestar-se contra. O IVDP assume que não concorda com a proposta, enquanto, no entender da ViniPortugal, “todos perdem” com esta divisão, já que, acredita Frederico Falcão, a promoção seria “muito mais eficaz se conseguíssemos comunicar todos os vinhos de Portugal”.

A ViniPortugal foi criada em 1996, embora só tenha começado a funcionar no ano seguinte, como associação privada sem fins lucrativos, agrupando as estruturas associativas e as organizações profissionais ligadas ao comércio, produção, cooperativas e destiladores, mas também aos agricultores e às denominações de origem, incluindo desde a Associação de Vinhos e Espirituosas de Portugal à Confederação dos Agricultores de Portugal, passando pela Federação dos Viticultores de Portugal e pela Fenadegas, entre outros.

Desde 2015 que foi reconhecida como organização interprofissional da fileira vitivinícola, contando com um orçamento anual de 8,4 milhões de euros para a promoção dos vinhos portugueses. Destes, 4,4 milhões são de taxas que o setor paga e que recebe, via Instituto da Vinha e do Vinho, e 2,5 milhões são de fundos comunitários. Os restantes 1,5 milhões são as comparticipações, na ordem dos 20%, que cada empresa assume nas ações em que participa. Para este ano tem previstas 120 ações, em 21 mercados distintos, com especial destaque para os Estados Unidos, Canadá e Brasil.

Agora, a AEVP quer integrar a ViniPortugal, enquanto associada, ao mesmo tempo que reclama a integração do vinho do Porto no plano de promoção da instituição. A verdade é que o vinho do Porto sempre quis ter um estatuto especial e a própria AEVP reconhece que esta sua pretensão representa uma “alteração importante” à sua posição histórica, mas justifica-a em nome da economia e da eficiência. “Não somos um grande país, temos […]

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