Encontro participativo em Lamas de Mouro para redefinir a coexistência com o lobo

 

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

 

 –  22-07-2014

[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

Encontro participativo em Lamas de Mouro para redefinir a coexistência com o lobo

No passado dia 16 de Julho, mais de uma dezena de criadores de gado reuniu-se num encontro que resultou em propostas concretas para uma melhor gestão dos conflitos entre as explorações pecuárias – sobretudo de bovinos em regime extensivo – e a presença do lobo.

Num ambiente participativo e descontraído, em que todos puderam expor os seus pontos de vista, os participantes discutiram problemas relacionados com a prevenção de prejuízos, o maneio do gado e o actual mecanismo de compensações, em busca de respostas capazes de atenuar os seus problemas.

Muitas entidades estiveram também representadas nos trabalhos; associações de criadores, autarquias, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), associações de baldios, entidades ligadas à conservação do lobo, um parceiro do Projecto em Espanha e uma mediadora para gerir a reunião.

No período matinal, cada criador de gado tomou a palavra e disse de sua justiça sobre as práticas de maneio de gado que aplica e o tipo de conflito com o lobo que a sua exploração sofre. Seguiu-se uma relevante intervenção da Dr.ª Beatriz Cacho, da Cooperativa Agrícola dos Arcos de Valdevez, sobre os apoios comunitários à produção pecuária e as dificuldades da sua aplicação em áreas de presença de lobo.

Após o almoço, a tarde ficou por conta de uma longa sessão de discussão estruturada, resultando num conjunto de propostas realistas que agora irão dar origem a directrizes práticas para a minimização de conflitos entre o pastoreio extensivo de bovinos e o lobo. Um âmbito prático que marcou esta reunião de trabalho, organizado pelo Projecto “A criação de gado bovino em regime extensivo no Noroeste: métodos de protecção contra ataques de lobo”, uma acção-piloto desenvolvida pelo CIBIO (Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto) e pelo ICNF, com a participação do Life MedWolf e financiada pela Comissão Europeia, através da “Large Carnivore Initiative for Europe”.

A coexistência entre o Homem e o lobo pode ser mais harmoniosa e proveitosa; para isso, os interessados locais devem ser a raiz da resolução dos conflitos com um predador que tem um importante lugar na nossa História, na nossa Cultura e também na preservação de um equilíbrio ecológico, fundamental para muitas actividades económicas.

 Das escolas às autoridades locais, passando por todos os interessados num convívio mais pacífico com a fauna silvestre com que partilhamos o território, todos podem e devem participar, enriquecendo este Projecto com sugestões, ideias, ou críticas. Para tal, o email icnf@icnf.pt continua ao dispor dos cidadãos, instituições ou associações desta zona.

Fonte:  cibio


Apontadores relacionados:

Artigos

  • AgroNotícias (12/06/2014) – Alerta urgente pela convivência sustentável com o Lobo-ibérico – Plano de Acção Nacional exige-se

  • AgroNotícias (06/02/2014) – Associação do Lobo Ibérico defende práticas de protecção de gado "antigas e eficazes"

Sítios

  • CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto


[ Écran anterior ]  [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ]

[ Página inicial ] [ Directório ] [ AgroNotícias ] [ Pesquisar ] [ Opinião ] [ Dossiers ] [ Info ] [ Adicionar URL ] [ Novidades ] [ Mapa ]

Produzido por Camares ® – ©  1999-2012. Todos os direitos reservados.

Publicado

em

por

Etiquetas: