CDS logo

Esclarecimentos pedidos a autoridades portuguesas – recusa de pagamento de verbas a agricultor português

O Eurodeputado Nuno Melo, do CDS-PP, questionou hoje a CE acerca da situação trágica vivida por Luís Dias, agricultor de Idanha-a-Nova que se encontra em greve de fome na sequência de uma disputa judicial com o Estado há vários meses e que, atualmente, se encontra hospitalizado

O referido agricultor português encontra-se em greve de fome, o terceiro protesto em oito meses, na sequência de uma disputa judicial com o Estado. Em causa está o pagamento de 140 mil euros de apoio para danos causados por catástrofes naturais, em 2017.

Dois anos depois, o agricultor recorreu à Provedora de Justiça e, nessa altura, o Ministério da Agricultura considerou, num despacho, que poderia ter acesso a verbas do Estado, mas, até à data, nunca efetuou qualquer pagamento.

Em agosto de 2021, a CE em resposta a um requerimento submetido em junho, refere que “tendo em conta a questão levantada pelo Senhor deputado, os serviços da Comissão contactaram a autoridade de gestão relativamente a este caso específico, tendo sido informados de que o Ministério da Agricultura português solicitou um inquérito para verificar todo o processo.”

Apesar do FEADER ser executado segundo o princípio da gestão partilhada, cabe à CE fiscalizar, verificando a existência de irregularidades, intervindo se necessário .

  • Que esclarecimentos obteve por parte das autoridades portuguesas no âmbito do referido inquérito solicitado?
  • O Governo Português continua a negar os referidos apoios ao agricultor, entretanto hospitalizado. Pondera a CE intervir, solicitando mais esclarecimentos por parte do Governo Português ?

Greve de fome por eventuais irregularidades em fundos comunitários agrícolas

Resposta dada por Janusz Wojciechowski em nome da Comissão Europeia


Publicado

em

,

por

Etiquetas: