Arranca, já em setembro, a 2ª Edição da “Escola de Queijeiros”. Trata-se de mais uma Iniciativa formativa ao abrigo do Programa de Valorização da Fileira do Queijo da Região Centro, financiado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia através do FEDER, que terá como objetivo central a capacitação de indivíduos para a produção de Queijo com Denominação de Origem Protegida (DOP), especificamente Queijos Serra da Estrela DOP, Queijos Beira Baixa DOP e Queijos Rabaçal DOP.
A “Escola de Queijeiros” é uma ação que mantém o cariz inovador e de impacto para a Região Centro, reconhecendo-se como um válido contributo para o reforço, rejuvenescimento da atividade e valorização dos Queijos DOP como recursos endógenos de excelência desta Região.
A boa recetividade da 1ª edição da “Escola de Queijeiros”, decorrida em Outubro de 2020, permitiu avançar-se para uma 2ª edição para a qual as inscrições, sem qualquer custo associado, decorrem até ao próximo dia 12 de Setembro de 2021, através do link: https://forms.gle/PrMXcXiddR8tucnD6
A 2ª edição da “Escola de Queijeiros” conta com um total de 30 vagas disponíveis e abrange as 3 regiões DOP da Região Centro: Serra da Estrela, Beira Baixa e Rabaçal e decorrerá na Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV), Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) e Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC).
A carga Horária prevista para este curso é de 80 horas em regime de horário laboral, sendo que dessas, 40 horas estarão destinadas à componente teórica e as restantes 40 destinadas à componente prática a realizar em contexto de trabalho, em queijarias de cada região DOP, produtoras de queijos DOP.
De entre os vários conteúdos temáticos a abordar incluem-se: legislação aplicada ao setor dos lacticínios, requisitos específicos para a produção de queijo DOP em cada uma das Regiões abrangidas, boas práticas de higiene e de fabrico segundo as normas de qualidade e segurança alimentar; higiene e saúde no trabalho e da legislação em vigor.
Para mais informações os interessados poderão entrar em contacto com a InovCluster pelo telefone 272 349 100, ou pelo email geral@queijoscentrodeportugal.pt.