Galiza e Portugal colaboram no projeto europeu KICAP, uma iniciativa promovida pela Fundação Juana de Vega para pôr em valor a inovação e modernização que se está a realizar no setor agropecuário graças ao apoio da Política Agrícola Comum. No total, 14 escolas da Galiza e Portugal participarão nos próximos meses num projeto europeu sobre a modernização do setor agropecuário graças às ajudas e às normas da Política Agrícola Comum (PAC).
O projeto denominado KICAP é uma iniciativa promovida pela Fundação Juana de Vega e cofinanciada pelos Fundos para ações de informação no domínio da Política Agrícola Comum (IMCAP) da União Europeia. Durante os meses de março, abril e maio, estudantes de 7 centros de formação portugueses e 7 galegos participarão em 6 seminários em centros de investigação de referência da Euroregião Galiza-Norte de Portugal.
Nestes seminários, diversas pessoas com experiência no setor informarão aos mais de 350 alunos que se espera que venham a participar sobre a PAC e os AKIS, o sistema de agentes do setor agropecuário (produtores, conselheiros, pesquisadores, administração…) que intervêm na transferência de conhecimentos e modernização das zonas rurais. Posteriormente, os estudantes procederão a um intercâmbio de experiências em formato biblioteca viva com produtores, conselheiros e investigadores, para finalizar com uma visita às instalações.
Participantes
Por parte da Galiza participam os centros escolares EFA A Cancela, EFA Fonteboa, IES Monte Neme, CFEA Becerreá, IES Arzúa, CFEA Sergude, IES Xelmírez e CFEA Lourizán. As escolas portuguesas que irão participar no projeto KICAP são a Escola Secundária Monserrate, Escola Secundária Ponte de Lima, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Marco de Canaveses, Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, Escola Profissional Agrícola de Conde de São Bento e a ETAP de Vila Praia de Âncora.
Na Galiza participam os centros escolares EFA A Cancela, EFA Fonteboa, IES Monte Neme, CFEA Becerreá, IES Arzúa, CFEA Sergude, IES Xelmírez e CFEA Lourizán.Quanto aos centros de investigação, os seminários celebrar-se-ão no Centro de Investigacións Agrárias de Mabegondo (CIAM), em Abegondo (A Corunha), e na Missão Biológica da Galiza-CSIC, em Pontevedra. Em Portugal terão local no Polo de Inovação de Vairão ena E scola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos.
Programa de seminários do projeto KICAP:
-17 de março no Polo de Inovação de Vairão: ETAP e EFA A Cancela
-12 de abril no CIAM: EFA Fonteboa, IES Monte Neme e CFEA Becerreá
-19 de abril no CIAM: IES Arzúa e CFEA Sergude
-21 de abril na MBG-CSIC: IES Xelmírez, ES Monserrate e ES Ponte de Lima
-27 de abril na EP Vagos: EP Vagos e EP Conde de São Bento
-4 de maio na MBG-CSIC: CFEA Lourizán e EP Marco de Canaveses
Informar sobre os Sistemas de Conhecimento e Inovação Agrícolas na Galiza e Norte de Portugal
Baixo o lema “Incentivar o Conhecimento e a Inovação nas áreas rurais com ajuda da PAC”, o projeto KICAP, será implementado até o próximo mês de julho. O seu objetivo é informar à sociedade de modo geral, e ao setor primário designadamente, sobre a situação atual dos Sistemas de Conhecimento e Inovação Agrícolas (AKIS, pelas suas siglas em inglês) na Galiza e Norte de Portugal.
Além disso, a iniciativa procura aumentar o conhecimento sobre as linhas de trabalho da Política Agrícola Comum, em especial em torno da sua contribuição para a inovação nas zonas rurais, realçando o facto de a Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI) ser chave numa situação complexa de mudança climática e de necessidade de ser autosuficientes na produção de alimentos, de uma forma sustentável e a preços acessíveis para toda a população.
Mais informação: https://kicap.eu/
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.