MAI

Escusa de responsabilidade de bombeiros. Ministro diz que quem decide “são os tribunais”

Ministro da Administração Interna diz estar sensibilizado com os comandantes, que “dão as suas vidas à proteção de bens e pessoas”.

José Luís Carneiro, ministro da Administração Interna, garantiu que o Governo está a desenvolver um “diálogo muito construtivo” com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), para responder às suas preocupações, e afirmou que, apesar de estar sensibilizado com os comandantes, que “dão as suas vidas à proteção de bens e pessoas”, são os tribunais que determinam se os bombeiros têm ou não responsabilidade na sequência do julgamento de um comandante pelos incêndios em Pedrógão Grande, em que cerca de uma centena de comandantes pediram escusa de responsabilidade.

“Naturalmente que os bombeiros se sentem hoje entristecidos com o que se passou com um dos seus bombeiros em Pedrógão Grande e estamos sensibilizados com os comandantes que dão as suas vidas à proteção de pessoas e bens. Queremos dar conta de que estamos conscientes desse sentimento de injustiça, mas quando se assume um lugar de comandante assume-se responsabilidade. Mesmo que se peça escusa, se acontecer alguma coisa quem determina se tem ou não responsabilidade são os tribunais”, sublinhou José Luís Carneiro.

De acordo com o ministro, Governo e o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses estão a avaliar a “lei mãe” com “muito diálogo e compreensão”.

“Tenho dos bombeiros portugueses a imagem de quem dá o melhor de si e tudo o que tem para servir as causas das populações. Não se trata de ficar surpreendido, trata-se de compreender e entender a razão de ser e a preocupação legítima. Foi um acontecimento extraordinário, para o qual não havia meios que conseguissem responder. São conclusões das equipas que mais sabem sobre incêndios florestais no país que nos deram conta de que nada havia a fazer do ponto de vista dos planeamentos e dos meios”, explicou o ministro […]

Continue a ler este artigo na TSF.


Publicado

em

, ,

por

Etiquetas: