Investigadores da Universidade de Hiroshima, no Japão, identificaram um gene no arroz que é vital para o desenvolvimento dos grãos.
Os investigadores descobriram que o gene WUS é necessário para a manutenção das células-tronco durante os estágios iniciais do desenvolvimento da flor, particularmente quando o pistilo e os estames são formados.
Os cientistas encontraram um gene semelhante no arroz chamado TAB1 e verificaram que as plantas de arroz que não tinham este gene careciam de grãos férteis. Uma análise mais aprofundada das plantas mutantes também mostrou que as células-tronco estavam presentes durante as fases iniciais da formação do órgão floral, mas terão desaparecido quando os óvulos se desenvolveram.
Wakana Tanaka, professora assistente do Programa de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade de Hiroshima, esclarece que “este resultado indica que o gene TAB1 é necessário para a manutenção das células-tronco até à última fase do desenvolvimento floral. O gene TAB1 desempenha um papel importante na manutenção das células-tronco durante a formação do ovo, eventualmente levando à formação de sementes. Essa necessidade direta de atividade de células-tronco na formação de ovos parece ser exclusiva do arroz.”
O estudo foi publicado em dezembro de 2021 no jornal Development.
O artigo foi publicado originalmente em CiB – Centro de Informação de Biotecnologia.