|
|
|
|
– 18-09-2013 |
[ �cran anterior ] [ Outras notícias ] [ Arquivo ] [ Imprensa ] |
Estudo da Tetra Pak revela aumento na procura de materiais renov�veis e r�tulos ambientaisA Tetra Pak�, l�der mundial em solu��es de tratamento e embalagem para alimentos, divulgou esta semana as conclus�es do seu 5� estudo bianual sobre ambiente que destaca o aumento da procura de materiais renov�veis e de selos ambientais junto dos consumidores a nível. mundial. O estudo revela, ainda, que a reciclagem se mant�m como principal expectativa tanto para os consumidores como para os operadores na ind�stria alimentar. Materiais renov�veis desempenham um papel mais importante O estudo deste ano revela um incremento significativo na atitude face aos materiais renov�veis entre os agentes da ind�stria alimentar, impulsionado pelo recente desenvolvimento de novas tecnologias. A utiliza��o de materiais de origem biol�gica � destacada como uma das principais tend�ncias ambientais que moldam o futuro das embalagens para bebidas. O estudo revela que os consumidores continuam a pontuar as embalagens de cart�o para alimentos l�quidos como o tipo de embalagem mais "amiga do ambiente" devido � utiliza��o do cart�o – um material renov�vel – e mais de 50% dos consumidores acredita que a utiliza��o, nas embalagens, de pl�stico de origem biol�gica irá melhorar ainda mais a imagem ambiental das embalagens de cart�o para alimentos l�quidos. Rotulagem ambiental � mais procurada O relatério identifica, ainda, um crescimento da procura de informação ambiental por parte dos consumidores. De modo a fazerem escolhas informadas, 37% dos consumidores procuram, de forma regular, a presença de selos ambientais nas embalagens alimentares. Actualmente, 54% dos consumidores confiam na rotulagem ambiental comparativamente com os 37% registados em 2011. Um em cada cinco consumidores inquiridos neste estudo reconhecem o logotipo do Forest Stewardship Council� (FSC�), com maior associa��o � gestáo respons�vel das florestas. Reciclabilidade mant�m-se um imperativo A separa��o e deposi��o selectiva das embalagens usadas para posterior reciclagem continua a ser a principal actividade ambiental entre os consumidores, uma vari�vel que se mant�m desde 2005. A reciclabilidade dos materiais de embalagem � uma das principais prioridades para os operadores da ind�stria alimentar no desenvolvimento de um novo produto ou servi�o. "As conclus�es do estudo realizado este ano refor�am a import�ncia de colocar as questáes ambientais no centro da nossa estratégia", refere Dennis J�nsson, Presidente e CEO da Tetra Pak. "Estabelecemos firmes compromissos quanto � redu��o a nossa pegada ambiental ao longo da cadeia de valor, no desenvolvimento de produtos sustent�veis e no aumento das nossas taxas de reciclagem; e estamos a fazer bons progressos no sentido de alcan�ar os objectivos que estabelecemos para n�s pr�prios em cada uma destas tr�s importantes áreas de actua��o." Informação geral sobre o estudo Este estudo ambiental � realizado pela Tetra Pak, a cada dois anos, desde 2005. O Relatério Ambiental de 2013 inquiriu 7000 consumidores e mais de 200 representantes da ind�stria alimentar em 13 países, incluindo os EUA, Brasil, Reino Unido, Fran�a, Alemanha, B�lgica, Holanda, �frica do Sul, Turquia, �ndia, Rússia, China e Jap�o. Este estudo permite-nos adquirir um conhecimento de 360� sobre ambiente e embalagem que confere uma s�lida base � nossa comunica��o ambiental e que � utilizado como orienta��o na defini��o de estratégias futuras e de novos produtos. Este ano o estudo foi realizado em parceria com a Firefly Millward Brown. Fonte: GCI
|
|
|
Produzido por Camares � – � 1999-2012. Todos os direitos reservados. |