Estudo de Impacto Económico pela retirada de Substâncias Ativas para Culturas Chave em Portugal

Conclusões de um Estudo solicitado pela ANIPLA à AGRO.GES sobre o Impacto Económico da Redução de Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos na Produção Vegetal em Portugal (Dez 2020).

Na origem do estudo está a intenção assumida pela União Europeia no quadro da estratégia do Prado ao Prato, e apresentada no Pacto Ecológico Europeu, de reduzir a utilização de produtos fitofarmacêuticos em 50% até ao ano 2030.
Esta decisão política pode, porém, ter fortes impactos na economia e no futuro de várias fileiras agroalimentares europeias.

Preocupada o impacto económico de tal medida em Portugal, a ANIPLA solicitou à AGRO.GES um estudo com vista a avaliar quais serão as repercussões económicas da retirada de um conjunto de mais de 80 substâncias ativas (s.a.) consideradas em risco de perder a autorização de utilização na Europa em cinco fileiras agrícola nacionais, considerando o território continental. Estas cinco fileiras são a vinha para vinho, o olival para azeite, a Pera rocha, o milho-grão e o tomate para indústria.


Publicado

em

, , , ,

por

Etiquetas: