A EU CAP Network publicou um artigo destacando uma exploração agrícola inovadora nos Países Baixos, que desenvolveu um modelo sustentável baseado na agroecologia, utilizando eficientemente os recursos naturais e reduzindo a dependência de insumos externos.
Ekoto é uma quinta biológica no sul dos Países Baixos. Em 7 hectares, cultivam-se mais de 30 tipos diferentes de vegetais e ervas através do cultivo em faixas. A missão da Ekoto é “acelerar a transição para uma cadeia de abastecimento sustentável e transparente”.
A quinta foi criada por Ivar van Dorst em 2020, com o objetivo de fornecer alternativas locais e biológicas a produtos como chá e feijão. Ivar, ciente dos desafios da agricultura, focou-se desde o início na sustentabilidade e resiliência às mudanças climáticas.
No primeiro ano, Ivar iniciou com uma abordagem técnica, combinando culturas que crescem bem juntas. Anualmente, tem explorado a viabilidade financeira e mantido o emprego na quinta. O modelo de negócio inclui vendas locais, lojas de desperdício zero, cafés, padarias e um serviço de “colha você mesmo”.
A quinta está a realizar um projeto de investigação com financiamento local para experimentar com 50 variedades antigas de feijão, obtidas do banco de sementes, como cultura eficaz para o cultivo em faixas.
Informações de Contexto
Ivar é membro do Grupo Focal da Rede da PAC da UE “Associações de Culturas, incluindo Milpa e Culturas Proteicas” e ganhou vários prémios pelo seu empreendedorismo, incluindo o Food100.
Artigo de Imprensa da EU CAP Network
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.