A Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (ENRD) lançou a EU Rural Review Nº 30 com o tema “Ação Climática em Áreas Rurais”, onde dá destaque à ação climática, especialmente a mitigação das alterações climáticas, que pode oferecer oportunidades para que o setor primário, as comunidades rurais e as empresas se tornem mais sustentáveis, resilientes e competitivas.
Estas partes interessadas no desenvolvimento rural podem dar um importante contributo para o Pacto Ecológico Europeu, o roteiro para uma economia europeia sustentável.
Esta edição do EU Rural Review analisa a forma como as áreas rurais estão a dar contribuições significativas para a ação climática, também graças ao apoio do FEADER.
A publicação apresenta ainda dois estudos de caso em Portugal. O Fundo Português de Carbono (PCF), aprovado em 2006 e apoiado via
financiamento nacional, que apoia agricultores que desejam semear pastagens biodiversas e ricas em leguminosas e gramíneas, que são mais produtivas e resilientes do que as pastagens naturais e aumentar a matéria orgânica do solo; e uma exploração de silvopastorícia no norte do país que combina castanheiros para a produção de fruta com a pastagem de ovelhas.
Aceder à publicação no Centro de Recursos, aqui
O artigo foi publicado originalmente em Rede Rural Nacional.