Eurico Figueiredo, o ex-militante socialista “lutador pela liberdade”

édico, especialista em psiquiatria e psicoterapia, professor universitário e empresário agrícola, tornou-se militante do Partido Socialista (PS) em 1974, deixando o partido em 1999 em discordância com o então secretário-geral, António Guterres.

Eurico Figueiredo é autor dos livros “O Chapéu Reclame de Cigarros. Contribuição para uma Psicoterapia Institucional” (1977), “No Reino de Xantun. Os Jovens e o Conflito de Gerações” (1985) “Conflito de Gerações: Conflito de Valores” (1988), e “Psicanálise da Saúde”.

Foi eleito à Assembleia da República nas listas do PS, na III legislatura, pelo círculo do Porto, e por Vila Real nas VI e VII legislaturas.

O interesse pela política despertou em Eurico Figueiredo aos 16 anos quando ingressou no Movimento de Unidade Democrática (MUD) e aos 18 anos participou na campanha eleitoral do general Humberto Delgado (1906-1965) para a Presidência da República, em 1958, que afrontava diretamente o sistema político autoritário liderado por António de Oliveira Salazar (1889-1970).

Na década de 1960, enquanto aluno da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Figueiredo presidiu à Comissão Pró-Associação dos Estudantes de Medicina, tendo participado na Crise Académica de 1962. Foi o primeiro secretário-geral do Secretariado Nacional dos Estudantes Portugueses, em 1962, saído do I Encontro Nacional de Estudantes, realizado em Coimbra, apesar da proibição das autoridades do Estado Novo (1933-1974).

“Eurico Figueiredo foi uma grande figura da democracia portuguesa e a sua vida constituiu um exemplo de tenacidade, de combatividade e de convicções, mas também de uma imensa generosidade”, afirmou hoje o PS num comunicado em que lamenta a sua morte.

“A melhor homenagem que lhe prestaremos será mesmo a continuação do combate por um país mais justo, mais coeso e solidário. Eurico Figueiredo é e será uma referência política incontornável para todos os socialistas”, escreveram os socialistas.

O PS recordou ainda Eurico Figueiredo como “um precursor político em matérias como a defesa do ambiente, lutando pela sua inclusão na agenda política”.

Numa nota emitida hoje, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, refere-se ao socialista como um “grande lutador pela liberdade e pela democracia”.

Eurico José Palheiros de Carvalho Figueiredo, de seu nome completo, nasceu em Vila Real, a 24 de março de 1939.

O velório do ex-militante socialista, ao qual vai assistir o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, decorre no domingo, a partir das 10h00, no tanatório de Matosinhos, onde se realiza às 16h45 uma cerimónia de despedida, seguindo-se o funeral, disse à Agência Lusa fonte do PS.

Morreu Eurico Figueiredo, histórico do PS. Tinha 86 anos

Eurico Figueiredo morreu este sábado aos 86 anos. Segundo a RTP, o histórico do PS estava internado há vários dias no Hospital de Santo António, no Porto, e não resistiu a um caso de gripe A.

Carolina Pereira Soares | 14:15 – 27/12/2025

Leia Também: Marcelo recorda Eurico Figueiredo como “lutador pela democracia”

Continue a ler este artigo no Notícias ao Minuto.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: