A próxima colheita de pera europeia deverá ser a segunda menor dos últimos dez anos, com uma previsão de 1,9 milhões de toneladas. A revelação é com base em estimativas iniciais, divulgadas durante o congresso internacional Interpera.
A produção em Espanha deverá aumentar 53% para as 190,6 mil toneladas. De seguida, a produção portuguesa deverá crescer 7% para as 130 mil toneladas. Em França, deverá cair em 26% para as 109 mil toneladas. Finalmente, na Bélgica é esperado um crescimento de 6% para as 366 mil toneladas. Os Países Baixos e a Itália ainda não calcularam as suas previsões exatas, mas a expetativa é de quebra na produção.
 
Análises por país:
- Itália : frutificação deficiente, queda significativa de pétalas e impacto imprevisível das inundações em Romagna, que podem ameaçar a sobrevivência de algumas colheitas;
- Holanda: espera-se que a colheita seja a mesma ou ligeiramente menor do que em 2022-23 devido à baixa precipitação em momentos-chave;
- França: são esperadas variações entre as várias bacias francesas. O potencial de produção foi significativamente reduzido, com uma variação de sudeste para norte: bastante mais pobre no Sul e melhorando para cima, e, portanto, uma variação de variedades de verão (Guyot) para variedades de outono.
- Portugal: os representantes dos produtores estão otimistas com as boas condições climatéricas e a boa frutificação, e esperam calibres maiores.
- Bélgica: espera-se um aumento da colheita, graças à boa floração, boa frutificação e bom calibre.
- Espanha: a produção deverá aumentar, permitindo ao país recuperar o seu potencial de produção de pera após uma época fraca no ano passado. No entanto, subsistem dúvidas sobre os possíveis efeitos da seca. De um modo geral, esperam-se bons calibres, mas nas áreas afetadas pela seca o calibre final do fruto ainda é incerto.
Pode consultar as estimativas detalhadas, aqui.
 
As estimativas comerciais para a próxima temporada são otimistas, com uma exceção: a Itália. Apesar da queda na produção devido ao recente desastre climático, o representante italiano presente anunciou que o país aproveitaria ao máximo a sua produção final, seja ela qual for.
 
A Interpera foi criada em 2008, em parceria entre a Afrucat (Catalan Association of Fruit Companies) e a AREFLH (the Assembly of European Horticultural Regions). A próxima edição, em 2024, vai realizar-se em Portugal.
O artigo foi publicado originalmente em Vida Rural.