
Tudo a postos para a quarta edição do Balanço da Campanha dos Frutos Secos, numa organização da Portugal Nuts.
O encontro terá lugar no dia de Novembro, na Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, e o programa arranca pela manhã com uma visita técnica à unidade da Nogam, na Herdade da Atafonas, e a parte da tarde inclui o seminário onde se procederá ao balanço da campanha, contando com a participação de representantes de entidades oficiais, produtores e investigadores. Em cima da mesa estarão em debate os principais desafios e oportunidades do sector.
A inovação tecnológica, a inteligência artificial, a sustentabilidade na produção, a protecção fitossanitária das culturas e os dados de colheita 2025, estarão em destaque nesta sessão de trabalho que procurará caminhos para uma maior valorização dos frutos secos em Portugal.
Ao longo da tarde, serão assim abordados temas centrais para o sector, com apresentações sobre dados e informações oficiais (INC, INE, DGAV e CCDR Alentejo), projectos de investigação e investimento (como o SAP4CircularAgriculture, Capota Circular Feed, Sustaingrowth e Beeland), e ainda uma intervenção do Spanish Almond Board sobre o retrato do sector espanhol da amêndoa.
O programa completo está disponível aqui, e as inscrições podem ser realizadas através do link: IV Balanço de Campanha dos Frutos Secos.
O artigo foi publicado originalmente em Revista Frutas Legumes e Flores.
