Nesta terça-feira (26), a Cinemateca Capitólio foi palco de uma sessão especial do documentário “Terras Prometidas – A Herança da Baronesa e do Barão de Hirsch”. A obra, dirigida por Olindo Estevam e idealizada por Léo Steinbruch, narra a inspiradora trajetória do Barão e da Baronesa de Hirsch, dois dos maiores filantropos do mundo, que ajudaram os primeiros imigrantes judeus a escaparem da miséria e da perseguição no Leste Europeu.
O evento, promovido pelo Instituto Cultural Judaico Marc Chagall com apoio da Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), teve entrada gratuita e contou com grande público.
Fernanda Helale, Diretora de Eventos da FIRS, destacou a relevância histórica do documentário. “Essa exibição é uma oportunidade para conhecermos e valorizarmos o legado de figuras que, apesar de pouco lembradas, transformaram a vida de milhares de pessoas. A história do Barão e da Baronesa é inspiradora e merece ser amplamente divulgada.”
Já Nilton Wainer, presidente do Instituto Marc Chagall, reforçou a importância cultural do filme. “Este documentário não apenas resgata a memória desses grandes filantropos, mas também conecta gerações ao papel histórico da imigração judaica no Brasil. É uma obra de enorme significado para nossa comunidade e para a história do país.”
Sobre o documentário
No filme, um descendente de uma das primeiras famílias que chegaram à colônia agrícola de Philippson, no Rio Grande do Sul, em 1904, embarca em uma jornada de descobertas. Com uma mochila nas costas, ele refaz os passos de seus ancestrais, ouvindo depoimentos, visitando locais históricos e investigando arquivos, enquanto conecta o passado ao presente para desvendar o legado duradouro do Barão e da Baronesa de Hirsch.
Através de um Road-Movie, com entrevistas, dados históricos e reprodução de importantes cenas da história, é mostrado como foi idealizado e realizado o projeto da Baronesa e do Barão de Hirsch, assim como a chegada e a trajetória das primeiras famílias judias que emigraram do Leste Europeu, durante o Império Czarista, para o Brasil em busca de novas Terras Prometidas.
Mais informações sobre o documentário e outras exibições estão disponíveis no site www.terrasprometidas.com.br.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.