Lavrov

Exportação de cereais: Rússia atira a responsabilidade para a Ucrânia

Sergei Lavrov diz que cabe à Ucrânia fazer a desminagem do Mar Negro e permitir a saída em segurança dos navios. Turquia vê no plano elaborado pelas Nações Unidas a solução para travar a crise alimentar global.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, recebeu o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, esta quarta-feira, em Ancara, para discussões focadas na proposta das Nações Unidas, que visa libertar os portos ucranianos do Mar Negro e permitir que cerca de 22 milhões de toneladas de cereais armazenados sejam exportadas devidamente e sem complicações para enfrentar a crescente crise alimentar global.

Cavusoglu considerou o plano elaborado e apresentado pelas Nações Unidas como razoável e pediu mais negociações entre todas as partes para garantir que os navios estejam seguros e que o processo decorra com normalidade. Numa conferência de imprensa conjunta com Lavrov, o ministro turco disse que a reunião em Ancara foi frutífera e destacou a vontade de que sejam retomadas as negociações entre Moscovo e Kiev para um possível cessar-fogo.

O Kremlin, por sua vez, admitiu que os embarques de cereais poderiam ser retomados nos próximos dias a partir do porto ucraniano de Berdiansk, ocupado pelos russos, após o trabalho de desminagem da área pelos ucranianos, um ponto de discórdia […]

Continue a ler este artigo no Público.


Publicado

em

,

por

Etiquetas: