abate floresta

Exportação de madeira rendeu ao Estado angolano 51ME nos últimos três anos

Angola encaixou, nos últimos três anos, cerca de 61,5 milhões de dólares (50,9 milhões de euros), com a exportação de 108 mil metros cúbicos de madeira, informou o diretor nacional das Florestas, Nazaré Veloso.

O responsável sublinhou as melhorias no controlo da produção da madeira nacional nos últimos anos, bem como das receitas cambiais provenientes da exportação desse recurso natural.

Nazaré Veloso, que falava à rádio pública angolana, no âmbito do Fórum Nacional de Florestas, que se realiza, quinta-feira, em Luanda, frisou as dificuldades que existiam anteriormente no controlo das receitas resultantes das exportações.

“Hoje já é possível ter um controlo das receitas cambiais derivadas da exportação da madeira, anteriormente isto não acontecia. Nesses três anos foi possível registar um volume de madeira que saiu na ordem de 108 mil metros cúbicos, este volume de madeira proporcionou o ingresso no sistema financeiro nacional de aproximadamente 61,5 milhões de dólares, durante 2018 a 2021”, referiu.

Relativamente ao fórum, o diretor das Florestas informou que servirá de auscultação, reflexão, sobre os vários problemas que existem no setor.

“Vamos procurar encontrar soluções que sejam consensuais e que beneficiem todos nós”, disse.


por

Etiquetas: