As exportações brasileiras de produtos agropecuários atingiram um novo recorde nos dois primeiros meses do ano e totalizaram 18,71 mil milhões de euros, indicou hoje o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.
“Destaque para as exportações recordes de farelo e óleo de soja, carnes de frango e suína, milho e celulose”, frisou o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, em comunicado.
Analisando apenas as exportações no mês de fevereiro, as exportações brasileiras de produtos agropecuários registaram 9,22 mil milhões de euros.
“No mês analisado, houve recuo nas exportações em função da redução dos volumes exportados de soja em grãos, influenciado pelo atraso na colheita”, disseram as autoridades.
A carne bovina também teve desempenho desfavorável devido à redução internacional do preço e diminuição do volume exportado, explicou o Ministério brasileiro
“Uma das razões para essa queda no volume é o caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (mal da “vaca louca”) comunicado, em 22 de fevereiro, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Em função desse caso, as exportações para a China foram temporariamente suspensas a partir de 23 de fevereiro”, recordaram as autoridades.