Exportações de fornecedores nacionais à boleia do Lidl tem impacto de 219 milhões de euros

Apesar da pandemia e da guerra, marca de retalho conseguiu subir vendas ao exterior e apoiar a internacionalização dos produtores nacionais. Só pão e bolos, exportaram 67 milhões de unidades.

Uma das maiores dificuldades dos produtores nacionais prende-se com a escala e a capacidade de diversificar mercados no exterior, essencialmente pela pequena dimensão das empresas e pela falta de organização setorial. “O desafio de escala é de vital importância”, frisa o presidente da Portugal Fresh, que aponta o ecossistema de fornecedores do Lidl como “um excelente exemplo de como a cadeia agroalimentar deve trabalhar”. Gonçalo Santos Andrade participava no debate que seguiu a apresentação do estudo “Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional”, na quarta-feira, durante a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém. Os dados divulgados revelam que as exportações por esta via, em 2021, tiveram um impacto de 219 milhões de euros na economia portuguesa.

O “exemplo” mencionado por Gonçalo Santos Andrade é a colaboração que a marca de retalho tem desenvolvido com os seus parceiros agroalimentares para escoar produtos através da rede europeia do Lidl. Dos 32 países onde está presente, os fornecedores nacionais conseguiram alcançar lojas em 29 mercados – as vendas representaram, no ano passado, 2% do total de mercadorias agroalimentares exportadas pelo país para a União Europeia (+23% do que em 2020).

A plataforma de compras da cadeia de supermercados serviu como “alavanca, em termos de exportações”, para mais de uma centena de empresas portuguesas, destacou o responsável da área do Lidl Portugal, Bruno Pereira. O administrador de compras considera “extraordinário” o alcance geográfico conseguido, mas […]

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