A Exposição de fotografia “AQUEDUTOS DE PORTUGAL – Água e Património”, de Pedro Inácio, vai estar patente ao público, no Museu Municipal de Vidigueira, entre 4 de novembro (inauguração às 17h30) e 7 de dezembro.
As imagens que integram esta exposição resultam do levantamento fotográfico e do trabalho de inventário, iniciado em 2007, por Pedro Inácio, museólogo e investigador, Conservador do Museu da Água da EPAL e vice-presidente da Associação Portuguesa de Museologia.
Nesse contexto, e através das 21 fotografias selecionadas, é possível evidenciar alguns dos aquedutos mais carismáticos localizados em Portugal, um dos quais remonta à época romana.
Para comprovar tal reconhecimento, quatro antigos sistemas de abastecimento de água, constituídos pelos aquedutos da Água de Prata (Évora), de Pegões (Tomar), da Amoreira (Elvas) e do Jardim do Cerco (Mafra), foram classificados pela UNESCO como bens culturais no domínio do Património Mundial da Humanidade.
A preservação, valorização e divulgação dos aquedutos históricos, assume o maior interesse para o conhecimento destes monumentos, constituindo um caso de estudo muito singular no domínio do Património Cultural da Água.
O artigo foi publicado originalmente em Gazeta Rural.